Postado às 09h20 | 05 Nov 2020
Integrantes do Partido Republicano criticaram as declarações feitas por Donald Trump em 1 discurso veiculado ao vivo na madrugada de 4ª feira (4.nov.2020), por meio do Twitter. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos se declarou vencedor das eleições e disse haver “fraude” no processo de contagem dos votos.
O ex-senador Rick Santorum, da Pensilvânia, que integra o mesmo partido que Trump, afirmou ter ficado “muito angustiado” com o que ouviu o presidente afirmar.
“Eu entendo a frustração do presidente porque alguns dos Estados não foram contabilizados tão cedo quanto ele gostaria, mas ao mesmo tempo ele se queixou de 1 desses Estados ter sido contado, o Arizona. Eu entendo que o presidente sente que é algo contra ele (…). Não poderia discordar mais neste caso”, disse Santorum à CNN.
Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, disse à ABC News que “simplesmente não havia base para apresentar esse argumento”. Ele disse estar falando “não como ex-governador, mas como ex-procurador dos Estados Unidos“.
“Todos esses votos que estão valendo devem ser contados agora. Na Pensilvânia, a contagem não começará até amanhã, 5ª ou 6ª feira porque a Suprema Corte da Pensilvânia estendeu por 3 dias quando você pode aceitar as cédulas. Eu entendo que isso poderia haver 1 argumento baseado na lei da Pensilvânia, mas esse argumento fica para depois. Esta noite não era o momento para usar esse argumento”, declarou o republicano.
O senador Marco Rubio, da Flórida, foi o 1º congressista republicano a criticar publicamente a declaração de Trump. Em publicação em sua conta no Twitter, escreveu: “O resultado da corrida presidencial será conhecido após cada voto legalmente expressado ter sido contado”. (Poder 360)