Notícias

Prova de fogo para a “terceira via”

Postado às 05h57 | 13 Nov 2021

A tramitação da PEC dos precatórios no senado será prova de fogo para a viabilização como “terceira via legítima” da candidatura do senador Rodrigo Pacheco à presidência.

Caso ele seja cooptado por aqueles que se opõem a mudança constitucional estará inviabilizando o pagamento do auxílio mensal de R$ 400 reais aos excluídos sociais, sobretudo do Nordeste.  

Em tais circunstancias perderá fôlego para decolagem do seu nome.

A quebra do teto de despesas pública não é novidade brasileira. Ocorreu no Reino Unido, Estados Unidos, França e vários países, não por irresponsabilidade fiscal, mas pelo aumento das carências sociais decorrentes da pandemia.

Sabe-se, que o pagamento do precatório é sagrado. Trata-se de ordem judicial que deve ser respeitada. 

Porém, não impede ajustes à realidade de calamidade pública, que atravessa o país.

Os mais necessitados, com precatórios até 60 mil reais, receberão à vista.

O parcelamento será apenas para os precatórios de bancos e grandes empresas, inclusive os especuladores que com deságio de 40% adquirem esses créditos e fazem "lobbie" para receber na "boca" do cofre do Tesouro Nacional.

Na condição de presidente do Senado, ajudar na aprovação da PEC será prova do espírito público do senador Rodrigo Pacheco, independentemente de sua vinculação ao presidente da República.

Pior do que tentar evitar que Bolsonaro politicamente  se beneficie com essa  proposta, seria rejeitá-la e deixar ao relento milhões de miseráveis.

Note-se que, embora o PT tenha votado contra na Câmara, Lula se mantém em silêncio e não contesta a medida de emergência para não desgastar-se.

Na eleição presidencial de 2022 prevalecerá o discurso consistente, com propostas verdadeiras nas áreas política, econômica e social.

O senador Rodrigo Pacheco deve preocupar-se com a mensagem objetiva a ser oferecida ao povo brasileiro, que começaria com o gesto altivo de não prejudicar a nação por eventuais desacordos com o presidente Bolsonaro.

Com certeza, o verdadeiro eleitor da "terceira via" irá aplaudi-lo, por ser contra a  radicalização inconsequente da política, 

A prioridade social do momento deve superar as divergências políticas e convergir para o atendimento das demandas coletivas daqueles que estão excluídos na sociedade.

Isto se chama ajudar a construir a paz social.

Olho aberto

Candidatura – O PSB promoveu jantar em Brasília e decidiu aplicar pesquisa com o nome do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, como candidato a presidente em 2022. Verá a aceitação popular.

Prejuízo – Lula será o mais prejudicado com a candidatura de Moro. Reavirá a memória da Lava Jato, com mais de 100 condenados e milhões devolvidos aos cofres públicos, por desfalques confessados.

Romário – O ex-campeão do mundo, hoje senador, presidirá o Congresso durante a próxima semana, em substituição ao titular, em viagem.

Gasolina - Com aumento da gasolina, brasileiros gastam quase o dobro para percorrer o mesmo trajeto.

BLOG DO NEY LOPES  – Acesse e leia:  https://www.blogdoneylopes.com.br/

Postagens com informação e análises políticas diárias.

Ausência - FHC não irá a Brasília votar nas prévias do PSDB.  O ex-presidente ouviu de médicos a recomendação para ficar em repouso, após contrair uma doença no mês passado.

Bordel – Em Viena, bordel dá 30 minutos grátis para quem aceitar vacinar-se. Fica na sauna, em companhia de uma das profissionais que trabalham na casa.

Picasso - Oito obras do pintor Picasso vendidas em NY, por mais de 80 milhões de euros, o dobro da estimativa dos peritos

Lua - Um asteroide próximo da terra, que orbita em torno do sol, pode ser fragmento da Lua, sugerem astrônomos.

Regresso-Os primeiros humanos a pisarem o solo da lua fizeram parte da missão Apollo 11, em 1969. A última vez foi em 1972, através do programa Apollo 17. Segundo a NASA, o regresso ocorrerá somente em 2025.

Não vacinados - Em Singapura, quem não quer vacinar-se tem de pagar despesas médicas.

Cuidados - Novo estudo concluiu que carga viral é igual entre vacinados e não vacinados.  Há necessidade de manter cuidados, mesmo com pessoas vacinadas

Estupidez – Do neurocientista Antônio Damásio, diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade da Universidade do Sul da Califórnia: “Se você sabe que existe a possibilidade de morrer e ainda assim decide não tomar a vacina, é irracional e diretamente estúpido. Não há vacina para a estupidez”.

Meio ambiente - Reino Unido, Noruega, Alemanha, EUA, Países Baixos e 17 doadores privados norte-americanos se comprometem na Cúpula do Clima a liberar 10 bilhões de reais para proteger as florestas, até 2025.

Quarta onda – Europa ameaçada de nova onda da Covid. Causa: pessoas se negam a tomar a vacina.

 

 

Deixe sua Opinião