Postado às 05h52 | 14 Dez 2020
AGORA RN, editado em Natal, RN, publica colaboração semanal do editor deste blog, às segundas feiras.
O editor colabora igualmente com periódicos como a TRIBUNA DO NORTE, de Natal, RN (às quarta feiras) e o DIÁRIO DO PODER, de Brasília, DF
O texto publicado hoje, 14, a seguir:
Em Natal, o comércio abriu em agosto, as escolas em setembro e o “pico” da pandemia surge em novembro.
O prefeito Álvaro Dias tentou, por decreto, restringir a campanha política na cidade, mas prevaleceu o argumento de que era “inconstitucional” (imaginem!!!). Deu, no que deu!
Os fatos mostram, que nos shoppings, restaurantes, escolas e eventos autorizados na capital foram cumpridos os protocolos de segurança e não há evidencias de transmissão do vírus.
A causa do avanço da epidemia esteve nas ruas, aglomerações, comícios, sobretudo, a rebeldia de quem não aceita cumprir as precauções, que a ciência recomenda.
Na verdade, o único método eficaz de combater a pandemia é o isolamento social, uso correto de máscaras, álcool em gel e a lavagem das mãos. Quando atendidas essas exigências, “com rigor”, não haverão razões para fechar o comércio, escolas, restaurantes e autorizar eventos. Já diz o refrão: “o inocente, não pode pagar pelo pecador! ”.
1. Pressionado, o governo federal apresentou num sábado, 11, ao STF, o Plano Nacional de Imunização, sem data para início da vacinação. Influíram na decisão do Planalto: a posição do governador João Dória e o temor de uma “liminar” do STF.
3. No plano apresentado, o governo cita 150 pesquisadores, que teriam colaborado. Entretanto, 36 deles protestaram, dizendo que nunca foram consultados.
4.. Enquanto isto, o México já aprovou a vacina em caráter emergencial e começa a imunizar. Seguem esse mesmo caminho, os Estados Unidos, Reino Unido (pioneiro), Canadá, Rússia, Bahrein Turquia e Arábia Saudita.
Bolsonaro em Pirangi
Circula a informação, ainda não confirmada, de que o Presidente Jair Bolsonaro poderá passar um período de descanso na casa do Ministro Fábio Faria, no Condomínio Porto Brasil, em Pirangi. No final do ano, ou no Carnaval.
Maracajaú
A mesma fonte bolsonarista afirmou, que a família presidencial estaria desejando adquirir terreno na praia de Maracajaú, RN. A atração seriam os famosos mergulhos, que permitem contemplar os peixinhos coloridos e a beleza dos corais da região, conhecidos como “Parrachos”.
Previsão
Se o “jogo” na Câmara Federal for de “cada um por si”, o Presidente Bolsonaro poderá emplacar aliados nas duas Casas. Há indícios (????), de que o PT negocia com Arthur Lira, o preferido do governo, a revisão da Lei da Ficha Limpa. Verdadeiro “vale tudo”!
Patriotas
Adilson Barroso, presidente nacional do Patriota, diz que o partido “está de braços abertos para receber Bolsonaro”. Em 2017, o presidente quase se filiou ao partido, mas acabou no PSL
Mourão
Nos “bastidores” de Brasília é percebido, que se repete a postura de Dilma em relação a Temer. Bolsonaro deixou até de cumprimentar o vice Mourão. Sobre o leilão da tecnologia 5G, que envolverá investimentos fabulosos, o Presidente desautorizou Mourão para opinar e disse que só ouviria o seu ministro Fábio Faria.
Sussurros
Michel Temer poderá assumir o Ministério das Relações Exteriores, substituindo Ernesto Araújo.
Datafolha
Levantamento do Datafolha mostra, que 22% dos brasileiros disseram que não planejam se vacinar, enquanto 73% disseram que vão participar da imunização. Cerca de 5% declararam não saber o que fazer. A pesquisa foi por telefone, nas regiões do país.
De Fernanda Torres
“O jeito é acender 50 velas de sete dias, virar um Frontal natalino e acordar só no Carnaval de 2022 cantando: “Ei, você aí! Me dá uma vacina aí! Me dá uma vacina aí!”.
TAP
A TAP está por um “fio”. Para não falir depende da aprovação de financiamento de 1 bi 200 milhões de euros pela Comissão Europeia. Há previsões de que a injeção financeira teria de alcançar três bis milhões de euros, até 2024.