Postado às 06h19 | 06 Mar 2023
Ney Lopes
O jornal O GLOBO publica pesquisa da Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha, cujas conclusões são no mínimo inusitadas.
O teor de álcool nos alimentos foi o pesquisado.
Em época de “lei seca” o tema é atual.
Constatou-se que alguns alimentos, aparentemente inofensivos, possuem certo teor de álcool.
No Brasil, são considerados produtos não alcoólicos aqueles com menos de 0,5% de álcool por volume. A cerveja zero álcool, por exemplo, deve ter até esse limite
Entretanto, veja alguns alimentos que o consumidor deve ter atenção.
Pão - À primeira vista, faz sentido que o pão seja alcoólico.
Ele usa quase exatamente os mesmos ingredientes da cerveja (exceto o lúpulo), que passam por um processo de fermentação antes do cozimento.
O cheiro de um pão enquanto ele cresce, tem aroma familiar de álcool
A diferença da cerveja, porém, é que ele entra no forno, onde a maior parte do álcool evapora junto com o restante da água da massa.
Um relatório de 1926 chamado The Álcool Content of Bread analisou doze diferentes tipos de pães e descobriu que o teor alcoólico deles variava entre 0,04% a 1,9% de álcool por volume.
Pães com tempo de fermentação longos tendem a ter um teor alcoólico mais alto, pois o período assando no forno é insuficiente para fazer evaporar toda a quantidade de álcool produzida.
Suco de laranja e de outras frutas - Com seu alto teor de açúcar, o suco de laranja é relativamente alcoólico, assim como vários sucos de frutas que não são rotulados como tal.
É amplamente conhecido que o suco de laranja pode conter até 0,5% de álcool por volume, ficando no limite da legislação brasileira.
Muitas bebidas frequentemente dadas a crianças podem conter uma quantidade substancial de álcool, principalmente suco de laranja, maçã e uva.
A maior quantidade registrada foi de 0,77 gramas/litro de etanol, enquanto os pães doces e outros produtos de panificação também registraram até 1,2 gramas/100 gramas.
Bananas maduras têm até 0,5% de álcool, que varia dependendo de estar madura.
Aquelas que estão prontas para serem consumidas normalmente têm cerca de 0,2%, mas as bananas com manchas começam a ficar mais alcoólicas, chegando até 0,5%.
Molho de soja – É um condimento salgado feito do grão.
É o item mais alcoólico da lista, tendo entre 1,5% e 2% de álcool por volume.
Este molho é feito a partir de um processo de fermentação natural semelhante ao vinho ou à cerveja.
Alguns molhos de soja são quase tão fortes quanto uma cerveja fraca, apesar de não serem rotulados como tal, e podem ter um impacto em grandes quantidades.
Realmente curiosos os resultados dessa pesquisa.
No mínimo recomenda cautela na ingestão de alguns alimentos, aparentemente inofensivos.