Notícias

Opinião: "Quem será JK hoje?"

Postado às 16h57 | 08 Ago 2024

Ney Lopes

A cada dia tornam-se comuns e de interesse público as discussões de temas ligados a América Latina. Durante seis legislaturas no Congresso Nacional debati as questões latino americanas, presidindo o Parlamento Latino Americano. Conheço bem esse cenário, inclusive através de contatos pessoais no passado, com alguns dos líderes políticos regionais.

Constituição

Entendo que a grande alternativa para estabelecer “pontes de diálogo” latino americanas seria a regulamentação do parágrafo único, do artigo 4°, da nossa Constituição, que dispõe: “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

Muita gente indaga se teria sentido a criação da Comunidade Latino Americana de Nações (CLAN). O primeiro argumento – absolutamente inverossímil – é de que o Brasil sairia perdendo, por ser o maior país da região. Se isso fosse verdade, a Alemanha, Itália, França. Holanda e Inglaterra aceitariam participar da atual União Européia, apenas para perder espaço e beneficiar os demais países membros atuais? Claro que não!

Integração

A América Latina é um laboratório de desafios sociais significativos, incluindo alta desigualdade de renda, pobreza generalizada e discriminação contra minorias étnicas.A questão da importância de cada país membro de uma “Comunidade” é essencialmente política. Resolve-se na mesa de negociação. Na hipótese da CLAN, o objetivo seria a integração, com base em fatores históricos e culturais. Assim se formou a sólida Comunidade Europeia.

Pela minha experiência na presidência do Parlamento Latino Americano, creio que outro benefício de uma “Comunidade de países” seria a produção da chamada “legislação comunitária” - aquelas regras legais que se aplicam a todos os seus membros. Essa é a realidade do século XXI, que precisa ser enxergada por países como o Brasil.

JK

Só resta esperar que algum brasileiro tome essa liderança, da mesma forma que Juscelino Kubitschek, em 20 de junho de 1959, anunciou a “Operação Pan-Americana”, com objetivos muitos semelhantes àqueles que estão atualmente na CF. JK foi exemplo. A CEPAL é um dos resultados da sua liderança. Quem será o JK de hoje, nas relações com a América Latina e Caribe?

Hoje na história

Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido em 9 de agosto. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

1974 — Como resultado direto do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo. Seu vice-presidente, Gerald Ford, torna-se presidente.

No dia 9 de agosto de 1992, a seleção brasileira de vôlei masculino conquistava, em Barcelona, na Espanha, a primeira medalha de ouro em uma competição coletiva em Jogos Olímpicos

No dia 9 de agosto de 1493 era inaugurada a Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano

Rápidas (curiosidades) ...

Estima-se que, a cada ano, o monte Everest cresça 4 milímetros

Há uma lâmpada que permanece ligada continuamente há mais de 113 anos na cidade de Livermore, na Califórnia

O calendário da Etiópia é sete anos atrasado em relação aos demais países do ocidente.

A avenida mais larga do mundo, com 14 faixas diferentes, fica na Argentina.

O cérebro humano é formado por, aproximadamente, 75% de água

O cachorro-quente é uma invenção alemã do século XV.

A terra é composta principalmente de ferro, que representa cerca de 85% de seu peso

Um bebê tem mais ossos que um adulto. O adulto possui 206 ossos. O recém-nascido 300 ossos.

Durante o sono, o corpo aumenta cerca de 8 milímetros.

A pele é  o órgão mais pesado do corpo.

 Em média, uma pessoa anda o equivalente a três vezes ao redor do mundo na vida

O coração de um camarão está localizado em sua cabeça.

Picasso era um suspeito no roubo da Mona Lisa em 1911.

 

 

Deixe sua Opinião