Notícias

Opinião: "Para protestar é necessário votar"

Postado às 06h37 | 15 Nov 2020

Ney Lopes

O voto é uma pequena palavra com grande significado. Reflita alguns segundos neste domingo, antes de votar. O voto é o meio da pessoa humana ter vontade, opinião ou preferência. O cachorrinho, ou o gato de estimação, que se agregam até às famílias, eles não têm crenças, valores, portanto, não têm vontade.

Agem por instinto.

Não raciocinam.

Eles não votam.

O ser humano, ao contrário, recebe de Deus o livre arbítrio, o direito de pensar e decidir. Nas democracias, o voto está presente em nossas vidas para manifestarmos opinião sobre o que desejamos, em todos os sentidos. Muitos dirão, que o voto é o meio de premiar, dar salário, mordomias, a políticos corruptos. E por isso se omitem. Não votam.

Façamos uma comparação. O mundo está dominado pela pandemia do coronavírus. A causa foram erros dos países, que deixaram proliferar a poluição, destruição do meio ambiente, omissão dos governos nos cuidados necessários com regras sanitárias. Diante dessa catástrofe, se justificaria o cidadão e a cidadã omitir-se. Não se preocupar em ter líderes eleitos que combatam a pandemia com vigor, buscando alternativas na ciência, que enfim protejam a população?

A omissão de não votar agravaria a epidemia. Não se nega que participar, votar em líderes políticos, pode levar a equívocos. Porém, votar com responsabilidade é a única que abre uma luz no final do túnel. Significa participar, influir, escolher os melhores para dirigir os governos e o congressos.

Hoje, 15 de novembro, os brasileiros vão votar na eleição mais importante nas democracias, porque é aquela que elege quem está mais próximo das pessoas: o prefeito e o vereador.

Votar é, portanto, um dever, mesmo com riscos de pandemia. Mas há um cuidado especial: votar analisando os candidatos. Vendo a vida pregressa, se tem experiência e qualificação para o cargo.

Se prestou contas do que fez de bom na vida. O apelo final é que você internauta VOTE HOJE. Não se omita.

Mas, vote RESPONSAVELMENTE. Analise em quem irá votar.

Sobretudo, para ter autoridade de protestar depois.

 

Deixe sua Opinião