Notícias

Opinião: "Nevaldo Rocha não merece isto!"

Postado às 08h13 | 23 Ago 2020

Ney Lopes

Discute-se na Câmara Municipal de Natal homenagem póstuma ao empresário Nevaldo Rocha, com a colocação do seu nome na atual avenida Salgado Filho.

A Câmara é competente para apreciar a matéria, por tratar-se de “assunto de interesse local”. A decisão vincula-se a denominada “toponímia” das cidades, cujo termo se origina na Grécia e significa, literalmente, nome de um lugar.

Nos últimos dias, ouviram-se manifestações de oponentes da proposição, que ao invés da mera discordância, lançaram ofensas injustas e descabidas à memória do Ilustre conterrâneo.

É necessário que as agressões sejam contidas e o debate prossiga, na busca da harmonia.

A própria família e amigos de Nevaldo sentem-se constrangidos, ao verem o seu nome exposto a distorções, quando a iniciativa da homenagem nasceu espontaneamente do prefeito Álvaro Dias

Existem em São Paulo, a maior cidade do país, alguns exemplos de mudanças na denominação de ruas como homenagens póstumas, tais como, avenida Brigadeiro Faria Lima (ex-prefeito), avenida Celso Garcia (advogado defensor da classe operária), avenida Francisco Matarazzo (italiano, empresário dono de várias indústrias) e rua Gil Eanes (navegador português do século XV).

Diante da controvérsia, o que se apela é no sentido da Câmara Municipal buscar internamente, através do diálogo de seus membros, sem o alarido do plenário, a alternativa consensual, que concilie o legítimo interesse de ser prestada merecida homenagem ao empresário Nevaldo Rocha.

Observe-se, que até agora, ninguém deixou de aceitar esse reconhecimento, ao homem que, inegavelmente, teve história pioneira na área empresarial e honrou o nosso Estado, pela competência de empreendedor e notoriedade, alcançada a nível internacional.

Se todos concordam, o caminho será buscar civilizadamente o meio do reconhecimento ao mérito de Nevaldo.

O que não se justifica é que as discordâncias resvalem para insinuações e ataques grosseiros à memória de quem já faleceu.

Afinal, Cícero já disse, que a “vida dos mortos está na memória dos vivos”.

Pela sua vida de trabalho e honradez, Nevaldo Rocha não merece isto!

 

 

Deixe sua Opinião