Notícias

Opinião: "Na pandemia, EEUU celebram “Dia de Ação de Graças”"

Postado às 15h42 | 26 Nov 2020

Ney Lopes

Hoje, 26, o Dia de Ação de Graças nos EEUU. É um feriado oficial, que celebra um dos mitos fundadores dos Estados Unidos e constitui o feriado familiar por excelência do país, embora neste ano os cidadãos tenham sido solicitados a não viajarem devido à pandemia.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que os norte-americanos tomem medidas para permanecerem seguros, em meio ao aumento de casos de Covid-19 e se comprometeu novamente a tornar o combate à catástrofe uma prioridade máxima quando assumir o cargo em janeiro. Ele fez um apelo para que as pessoas evitem grandes reuniões familiares, usem máscaras protetoras e mantenham o distanciamento social.

O festejo de Ação de Graças é famoso pelo banquete que envolve e também pelas discussões familiares em torno da mesa, nos últimos anos dominadas pela polêmica figura do presidente Donald Trump. Também marca o início da temporada de compras de Natal.

O Dia de Ação de Graças não tem uma data específica no calendário, mas é comemorado na quarta quinta-feira de novembro de cada ano. O presidente Abraham Lincoln declarou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional em 1863, embora os festivais de fim da colheita já fossem tradicionais.

O Dia de Ação de Graças é inspirado em uma festa de 1621 celebrada pelo grupo de protestantes puritanos conhecidos hoje como os peregrinos, após sua primeira colheita bem-sucedida no "Novo Mundo".

Após desembarcarem do Mayflower no ano anterior, no qual chegaram da Inglaterra ao que hoje é o estado de Massachusetts, metade desses colonos morreu durante o inverno rigoroso.

A crença religiosa cristã americana acredita, que as celebrações de hoje atrairão a proteção de Deus para o domínio e erradicação da pandemia que assola o país.

 

 

Deixe sua Opinião