Notícias

Opinião: "Homenagem póstuma a Alcimar e Miranda"

Postado às 05h29 | 12 Nov 2020

Ney Lopes

A morte surpreende, sobretudo quando leva consigo figuras humanas singulares, que souberam viver e agregar amigos.

Faleceram ontem, 11, em Natal, o ex-deputado estadual, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, médico, Alcimar Torquato de Almeida e o ex-superintendente da CEF, ex-vereador e ex-deputado estadual, Francisco de Assis Miranda Pinheiro, 83 anos.

Ambos deixam vazio na convivência saudável dos norte-rio-grandenses. Eram pessoas afáveis, respeitosas, cujas únicas preocupações eram a convivência cordial e a promoção da concórdia.

Alcimar Torquato o conheci em São Miguel, no Alto Oeste potiguar, nos anos 70. Era um devoto à sua terra e a profissão de médico, que exercia com abnegação. A todos atendia, com a única preocupação de oferecer melhor qualidade de saúde aos seus pacientes. Ingressou na política. Elegeu-se com mérito deputado estadual e na Assembleia granjeou amigos e respeito. Presidiu o colegiado e assumiu o governo do estado do RN interinamente. Nomeado conselheiro do TC do Estado, presidiu a instituição por duas vezes. Foi Presidente do Conselho da Junta Comercial do RN.

Outra morte lamentada é a de Francisco de Assis Miranda Pinheiro. Um homem ameno, cordial e humano.

Filho de Absalão Pinheiro, líder político em Pendencias, seguiu a carreira do pai, após ter ocupado por vários anos a gerencia e superintendência da CEF no Estado, quando teve papel relevante na implantação de programas de habitação popular do Banco Nacional de Habitação (BNH).

Afastando-se da Caixa, Miranda exerceu mandatos de vereador em Natal e deputado estadual. Em ambas ocasiões revelou vocação de servir e pautar conduta ilibada. O RN perde dois filhos Ilustres; Alcimar Torquato e Miranda (como era conhecido). O exemplo de ambos se perpetuará na memória do Estado.

Na Câmara Municipal de Natal, o vereador Ney Lopes Jr. estará consignando hoje “voto de pesar” para ambos, registrado nos Anais da instituição.

Aos familiares e amigos de Alcimar e Miranda, o nosso profundo pesar. Descansem em Paz!

 

 

Deixe sua Opinião