Postado às 05h59 | 08 Mar 2023
Abigail de Andrade Souza, minha esposa. Exemplo de mulher devotada a família. Ney Júnior, na Eternidade, a eterna lembrança do filho que partiu.
Ney Lopes
Hoje, 8, o Dia Intertnacional da Mulher, comemorado por mais de um século.
Surgiu do movimento operário e se tornou evento anual reconhecido pela ONU em 1996).
Em 1908, 15.000 mulheres marcharam pela cidade de NY para exigir horas de trabalho mais curtas, melhores salários e o direito de votar.
Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.
Proposta - A ideia deste dia internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.
Ela sugeriu em 1910 em conferência internacional de mulheres trabalhadoras em Copenhague.
As 100 mulheres presentes, de 17 países, aceitaram por unanimidade a sua proposta.
Machismo - A China: 56% Rússia: 54% Índia: 48% Coreia do Sul: 33% são os países mais machistas do mundo.
Salário - A Islândia, país europeu com 360 mil habitantes, proibiu em 2018 as diferenças salariais entre homens e mulheres.
Foi o primeiro do mundo.
Poder - A Noruega tem grande poder feminino.
As mulheres exercem os cargos de primeira-ministra, ministra da Economia, ministra das Relações Exteriores e presidente do Parlamento
Reconhecimento - Em 2023, a ONU promove eventos sobre o tema “Inovação e Tecnologia para a Igualdade de Gênero", em reconhecimento a contribuição das mulheres para a tecnologia e a educação on-line.
Luta - Há casos como Afeganistão, Irã, Ucrânia e Estados Unidos de mulheres lutando por seus direitos.
No Afeganistão, o ressurgimento dos talibãs dificultou o progresso.
Mulheres não têm mais acesso ao ensino superior, não podem mais fazer a maioria dos trabalhos fora de casa, não podem mais viajar longas distâncias sem serem acompanhadas por um homem e devem cobrir seus rostos em público.
"Mulher, vida, liberdade" - No Irã, os protestos foram desencadeados pela morte de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos presa pela -polícia em Teerã, em 13 de setembro de 2022 por supostamente violar as rígidas regras do Irã que exigem que as mulheres cubram os cabelos com lenços na cabeça.
Desde então, os protestos continuaram, com muitos iranianos – mulheres e homens – exigindo direitos para as mulheres.
"Mulher, vida, liberdade" é o slogan dos protestos. Mais de 500 pessoas morreram.
Ucrânia - Após a invasão da Ucrânia pelas forças russas em 24 de fevereiro de 2022, as Nações Unidas relatam que as disparidades de gênero na insegurança alimentar, desnutrição, pobreza e aumento da violência de gênero pioraram devido a aumentos de preços e escassez induzida pela guerra.
Aborto - Em 24 de junho de 2022, a Suprema Corte dos EUA derrubou a legislação que protegia o direito ao aborto para as mulheres americanas, provocando um clamor público e protestos.
Várias mulheres buscaram apoio para obter a interrupção da gravidez de pessoas no México, onde uma decisão histórica em 2021 efetivamente descriminalizou o aborto.
Avanços - Ao mesmo tempo, as leis de licença parental foram atualizadas na Armênia e na Colômbia, e a Espanha adotou leis para promover a licença menstrual e expandir o acesso ao aborto
Empresas - Em novembro de 2022, o Parlamento Europeu aprovou, após uma batalha de dez anos, uma lei para garantir que mais mulheres estejam representadas nos conselhos de administração das empresas.
Esportes - Em 2022, o Comitê Olímpico Internacional relatou os Jogos de Inverno mais equilibrados em termos de gênero, com as mulheres representando 45% dos atletas em Pequim. Uma vitória.
Dia do Homem? O Dia Internacional do Homem é em 19 de novembro.
Mas só é celebrado desde a década de 1990.
É festejado em mais de 80 países, incluindo o Reino Unido.
RN–Pioneiro - Celina Guimarães Viana foi uma professora potiguar e primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró.
O RN foi o estado pioneiro, ao aprovar uma lei que garantia o direito de voto às mulheres: era a Lei Estadual 660, de 25 de outubro de 1927.
Esse direito foi estendido às mulheres de todo o país em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas criou a Justiça Eleitoral.
Lutas & conquistas – “Seja pelo ventre, pelas mãos ou pela alma, a mulher é a força geradora do futuro. Feliz Dia da Mulher! ”