Notícias

Opinião: "Há 80 anos Getúlio Vargas e Roosevelt em Natal"

Postado às 06h29 | 28 Jan 2023

Ney Lopes

Uma das últimas lutas do vereador falecido, Ney Lopes Júnior, foi propor na Câmara Municipal de Natal a preservação da memória da “Conferência do Potengi”, que colocou o Brasil como único país da América do Sul a participar da patriótica defesa das liberdades humanas, na II Guerra Mundial.

Vitória - Há exatamente 80 anos (28 de janeiro de 1943), os presidentes Getúlio Vargas (Brasil) e Franklin Delano Roosevelt (Estados Unidos) encontraram-se, na Rampa, bairro das Rocas, em Natal, na Conferência do Potengi, que garantiu a vitória dos Aliados contra os Nazistas.

Proposta - O vereador Ney Lopes Jr apoiou proposta do empresário Felinto Rodrigues Netto, presidente do Grupo Dial (FM 98 de Natal), acerca da realização de cerimônia em homenagem ao mais expressivo fato histórico da cidade, que foi a Conferência do Potengi, quando nasceu a heroica Força Expedicionária Brasileira, que combateu na II Guerra.

História - Em reunião realizada à época em Casablanca, no Marrocos, os Presidentes Roosevelt, dos Estados Unidos; Winston Churchill, primeiro-ministro britânico e Charles De Gaulle, identificaram a cidade de Natal, como o ponto geográfico estratégico da América, mais próximo da África e Europa.

Seria o local ideal para instalação de unidade de apoio às forças aliadas.

O Presidente Roosevelt, a bordo de um “destroyer” americano, atracado na “Rampa”, firmou com Vargas o histórico acordo da Conferência do Potengi,

Base americana - A Conferência do Potengi ” viabilizou a Base Aérea de Parnamirim (“Parnamirim Field”), a maior base da Força Aérea norte-americana, em território estrangeiro, ponto estratégico para o transporte de suprimentos destinados às frentes no norte da África, na chamada “guerra do deserto”, que resistiam ao Eixo (união da Alemanha, Itália e Japão).

Segundo o Serviço Secreto americnao, Hitler já projetava invasão da cidade de Natal, como meio de montar “trampolim de apoio”, em projetado ataque nazista maciço ao canal do Panamá.

Fatos históricos - Não se pode negar a importância fundamental para a vitória “aliada” de dois locais: a praia de Omaha, na Normandia e a cidade de Natal, RN, que à época compreendia o atual município de Parnamirim, no Brasil.

No chamado dia “D” morreram combatentes na Normandia, França.

Em Natal evitaram-se catástrofes fatais para o futuro da humanidade.

Evento - A proposta de Ney Jr, hoje arquivada na Câmara Municipal de Natal, institucionalizava o dia 28 de janeiro como a data de realização anual da homenagem a “Conferencia do Potengi”, com a presença de chefes de estado, descendentes dos combatentes nacionais e estrangeiros e convidados especiais de todo o mundo.

Imagine o leitor o significado para o turismo (geração de empregos e oportunidades) e divulgação do Estado, na mídia interna e externa.

O que significaria a TV americana, divulgando anuncios para os familiares dos combatentes que estiveram em Natal na II GM virem a cidade prestar uma homenagem póstuma aos seus entes queridos?

Exemplos no mundo I- Natal é a única cidade, com presença no desenrolar da II Guerra Mundial, que não revive fato histórico de tamanha importância.

A Normandia (França), celebra o “dia D”, que foi início da libertação do continente europeu da ocupação nazista.

Na França festejos pela batalha de Libertação de Paris (26.08.44). No dia 8 de maio repetem-se comemorações no Champ Elysèes pela rendição dos nazistas.

Até na Alemanha, a data é objeto de sessão solene nas câmaras alta e baixa do Parlamento, também chamado dia da libertação.

Exemplos no mundo II - Idênticas comemorações envolvem líderes de diversas nações bálticas, da República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Espanha, Bulgária, Chipre e Croácia, que foram ocupados pelos nazistas ou governados por líderes ligados a eles, que se reúnem em Gdansk, local onde a Alemanha invadiu a Polônia em 1939.

Na Rússia, a cerimonia anual celebra os êxitos da União Soviética na guerra.

Israel recebe líderes mundiais e visitantes para registrar a data em que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado.

Sonho –Ney Jr, já na Eternidade, em função da parceria que teve com Felinto Rodrigues, espera que as autoridades públicas e privadas assimilem a importância da preservação da memória da cidade de Natal e incluam em nosso calendário de homenagens a histórica “Conferência do Potengi”.

 

 

Deixe sua Opinião