Notícias

Opinião: "Crianças e jovens: salvem o nosso futuro!"

Postado às 15h59 | 05 Ago 2020

Ney Lopes

Antônio Guterres, secretário geral da ONU, divulga documento sobre as consequências da pandemia e, principalmente, os efeitos sobre a educação mundial. O alerta sugere como primeira medida a ser tomada, com as necessárias cautelas, a reabertura das escolas. Diz literalmente Guterres:

Uma vez que a transmissão local da Covid-19 esteja sob controle, mandar os alunos de volta para as escolas e instituições de ensino, da forma mais segura possível, deve ser uma prioridade. Emitimos orientações para ajudar os governos nesta missão complexa. Será essencial equilibrar os riscos para a saúde e os riscos para a educação e a proteção das crianças. É fundamental consultar pais, cuidadores, professores e jovens”.

Segundo o secretário-geral, o mundo terá que “dar um salto em direção a sistemas progressistas que ofereçam uma educação de qualidade para todos como um trampolim para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”.

O documento ressalta que, em meados de julho, mais de 160 países tinham suas escolas fechadas, uma medida que afetava mais de 1 bilhão de estudantes, em todo o mundo. Pelo menos 40 milhões de alunos ficaram sem acesso ao pré-escolar, período vital para o desenvolvimento das crianças. As Nações Unidas advertem, que o futuro da educação exigirá dos países a oferta de oportunidades para todos, sendo fundamental os governos mobilizarem recursos humanos e investimento na alfabetização digital.

Ao final do documento, o secretário geral da ONU anunciou o lançamento de nova campanha mundial denominada “Salve nosso futuro! ”, que significa o grito das crianças e jovens reivindicando volta às escolas e mudanças que lhes assegurem futuro de estabilidade e segurança.

 

 

Deixe sua Opinião