Notícias

Opinião: "Com Carlos Eduardo à frente chega o horário gratuito"

Postado às 06h51 | 26 Ago 2024

Ney Lopes

Começa a semana e sexta próxima terá início o Horário Eleitoral Gratuito.

Sem dúvida, uma etapa do processo eleitoral, que aproximará mais os candidatos dos eleitores,

Infelizmente, não há na lei critérios obrigatórios, que tornem esse horário gratuito realmente um espaço para debates sérios de propostas e ideias.

Regra geral, se transforma em espetáculos de marketing, sem conteúdo, que nada contribuem para melhor escolha do eleitor.

Em Natal, a eleição não dá ainda sinais de grande polarização entre os candidatos, o que poderá mudar após o horário gratuito.

Os nomes já em campanha mantêm perfil de moderação política.

Paulinho Freire, até o momento, não faz críticas a deputada federal Natália Bonavides (PT).

O comportamento seria pelo fato dele ter em seu palanque apoiadores de Lula.

Era justamente neste palanque oficial, que se esperava linguagem mais acirrada de críticas recíprocas ao presidente e a governadora.

Paulinho Freire tem se mostrado um candidato, que busca ampliar espaço, porém encontra dificuldades, quase intransponíveis.

Isto porque, ainda é cedo para o “indeciso”  manifestar-se e os grupos políticos constituídos já assumiram posições na eleição.

Se as pesquisas forem confirmadas, há razões para Paulinho preocupar-se, com o risco até de perder no primeiro turno, diante do favoritismo e estabilidade dos percentuais de Carlos Eduardo e o não crescimento dos demais concorrentes.

Natália Bonavides (PT) joga as suas cartas na visita do presidente Lula a sua campanha. Até agora, ela consegue manter o núcleo petista tradicional da cidade de Natal, sem crescimento.

Caso a deputada Natália Bonavides concentre o seu discurso na defesa de Lula, Fátima e ataques ao bolsonarismo, o maior beneficiário será o senador Rogério Marinho, que nacionalizará a campanha e abre espaço para lançar-se na disputa do governo em 2026.

Paulinho Freire não é um candidato que suporte polemizar. O seu estilo sempre foi de acordos com todos os “lados” e evitar confrontos.

Rafael Mota segue o seu projeto: dá sinais de que está vivo politicamente. Deixa a chama acesa para 2026.

Carlos Eduardo à frente é, até agora, o mais tranquilo de todos os candidatos. Praticamente todas as pesquisas, indicam bom desempenho de sua candidatura. Agiu correto ao não ir para o debate, o que tem se repetido com outros candidatos igualmente favoritos no país. Sobretudo ele, que já foi prefeito várias vezes e o povo o conhece. Mantidos os resultados das pesquisas, cresce dia a dia a possibilidade de ganhar no primeiro turno.

Com este quadro eleitoral, a campanha segue em Natal e aguarda o horário gratuito sexta próxima.

O debate esquentará? Esperar!

 

 

Deixe sua Opinião