Notícias

Opinião: "Assim caminha a humanidade!"

Postado às 17h06 | 17 Jun 2020

Ney Lopes

Em crescimento conflito armado entre China e Índia, no Himalaia. Essas nações são as mais populosas do mundo, com os dois maiores exércitos e armas nucleares. Não há sinais de recuo. O palco da disputa é a região da Caxemira, altamente militarizada e ponto de frequentes conflitos por causa de reivindicações territoriais concorrentes entre Índia, Paquistão e China. De lado a lado, o cenário local é de guerra, com patrulhas, tanques, artilharia e tropas apoiadas por helicópteros de ataque e aviões de combate.

Várias causas contribuem para o aumento do acirramento. A China suspeita da relação entre o governo indiano e sua Santidade o 14º Dalai Lama Dalai Lama, “inimigo dos chineses”, que em 1959 fugiu para a Índia, após o levante fracassado no Tibete. Ele vive na cidade de Dharamshala, localizada no Himalaia, justamente local dos embates atuais.

Da parte dos indianos, existe a desconfiança na relação entre China e Paquistão, aliados de longa data. Os chineses teriam ajudado os paquistaneses a obter tecnologia nuclear e mísseis. A Índia e a China compartilham uma fronteira, com mais de 3.440 km e reivindicações territoriais ao longo dela.

Desde a década de 1950, a China se recusa a reconhecer as fronteiras traçadas, durante a era de dominação britânica na Índia. Em 1962, houve uma guerra brutal, que resultou em humilhante derrota militar para a Índia. A rixa vem de longe. Além da Índia, a China tem outra frente belicosa com os Estados Unidos, em função de questões de comércio, tecnologia, fluxo de capitais, negócios e direitos de propriedade intelectual.

Trump alimenta a tensão para atiçar o nacionalismo e facilitar a sua reeleição. Enquanto isso, a economia chinesa deverá crescer 1,5% em 2020 e os EUA cairão 6%.

O preocupante é que o conflito está evoluindo, numa hora em que China e Índia observam com preocupação o aumento dos contágios do novo coronavírus.

Um panorama nebuloso para o futuro global, lembrando o filme, que consagrou no passado, o ator James Dean: “Assim caminha a Humanidade”!

 

Deixe sua Opinião