Postado às 07h18 | 21 Abr 2025
Morte do Papa
Após a morte de um papa, o Vaticano entra no período de interregno. Este é o período entre a morte do papa e a eleição de um novo líder. O camerlengo (administrador de bens e receitas do Vaticano) primeiro verifica a morte. Ele faz isso chamando o nome de batismo do papa três vezes. Se não houver resposta, ele declara que o papa está morto. A prática de usar um pequeno martelo de prata para bater na testa do papa após sua morte foi abolida em 1963.
Os aposentos papais são então trancados pelo camerlengo. Anteriormente, isso era feito para evitar saques. O camerlengo então providencia a destruição do Anel do Pescador e do selo do Papa. Isso simboliza o fim de seu reinado.
O funeral de um papa deve ser realizado de 4 a 6 dias após sua morte, de acordo com a constituição da Universi Dominici Gregis, que rege a transição papal. O papa é então sepultado na Basílica de São Pedro, a menos que tenha solicitado sepultamento em outro local.
Segue-se um período de luto de nove dias.
Eleição do Novo Papa
O conclave papal para escolher o próximo papa começa cerca de 15 a 20 dias após a morte do papa. Cardeais com menos de 80 anos se reúnem no Vaticano para esse processo secreto. Eles ficam trancados na Capela Sistina e isolados do mundo exterior. Praticamente não têm contato com a mídia ou telefones durante esse período.
Em seguida, votam em vários turnos até que um candidato obtenha a maioria de dois terços. E as cédulas são queimadas após cada votação. Uma fumaça preta sinaliza que nenhuma decisão foi tomada, enquanto a fumaça branca indica que um novo papa foi eleito.
Anúncio do Novo Papa
Após a eleição de um novo papa, ele é formalmente questionado se aceita o cargo. Se concordar, deve escolher um nome papal, frequentemente inspirado em santos do passado. Em seguida, o Cardeal Diácono Sênior proclama em latim "Habemus Papam" (que significa "temos um papa"), da sacada da Basílica de São Pedro. Momentos depois, o novo papa saúda seus seguidores na Praça de São Pedro e oferece suas primeiras bênçãos como papa
(Agências de notícias)