Postado às 04h55 | 08 Mar 2021
Hoje, 8, Dia Internacional da Mulher, cuja origem é a greve das mulheres, que trabalhavam 14 horas diárias numa fábrica de confecções em NY. Outros, indicam que a data surgiu na Revolução da Rússia de 1917, quando operárias reivindicaram melhores condições de trabalho em protesto contra o Czar Nicolau II.
Oficialização - O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU, somente em 1975.
Pioneirismo do RN - Em Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana, nascida em Natal, foi a primeira mulher a se registrar eleitora no Brasil (1927).
Em 1928, outra potiguar Alzira Soriano, de Jardim de Angicos, tornou-se a primeira mulher da América Latina a ser eleita prefeita do município de Lajes.
Em 1934, a potiguar Maria do Céu Fernandes, nascida em Currais Novos, tornou-se a primeira mulher brasileira eleita para Assembleia Legislativa estadual.
Brasil - Em 2006 foi sancionada a Lei n. º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, em homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido. A lei é considerada marco na luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica.
Mundo - A data é feriado em mais de 25 países, incluindo China, Vietnã, Uganda, Afeganistão, Cuba e Rússia. No Nepal, feriado só para as mulheres. Em Portugal celebra-se com flores, jantares e festas para às mulheres.
Curiosidade – O Homem também tem o seu Dia Internacional comemorado no Brasil, em 15 de julho, desde 1992.
Mensagem – Ainda não acabou a luta das mulheres para melhorar a vida e alcançar seus direitos. Afinal, todo o dia é dia da mulher!
Agradecimento – Agradeço as gentis mensagens enviadas sobre a coluna. O nosso propósito é informar com opinião, sem pretensões de ser o dono da verdade. Apenas, o exercício de um direito constitucional.
Iraque – O Papa Francisco retorna hoje à Roma, após visitar o Iraque. Viagem que o credencia a receber o prêmio Nobel da Paz. O cristianismo no Iraque é uma das religiões mais antigas, senão a mais antiga do mundo, e está perigosamente perto da extinção.
Bíblia - Há muito mais cidades e lugares mencionados na Bíblia que estão localizados no Iraque, do que em Israel e nos territórios palestinos
Parlamentares – Não sou daqueles que buscam “holofotes”, condenando a classe política. Sem ela, não há democracia. Porém, não se pode deixar de condenar a “manobra” no Congresso, para aumentar em 18.4 bilhões, o valor das emendas parlamentares.
Bom recordar – Nas recentes eleições das mesas do Congresso foram gastos R$ 3 bilhões de recursos extraordinários, distribuídos com deputados e senadores.
Exemplo – Numa hora que não se sabe de onde tirar dinheiro para auxílio emergencial e compra de vacinas, “todas” as “emendas parlamentares” deveriam ser destinadas a essas ações, ao invés de alimentarem os colégios eleitorais, “comprando” escancaradamente votos para as reeleições em 2022. Os municipios necessitam de recursos e nada mais lógico do que apoiá-los na luta contra o vírus mortal.
Contra Covid – A Merck anuncia comprimido contra a Covid. O tratamento oral com molnupiravir (EIDD-2801), apresentou na fase 2 resultados promissores, com rápida redução da infecção.
Veto- O PT deseja frente ampla contra Bolsonaro, mas não apoia Ciro Gomes. Esse é o “trunfo” de Ciro para autoproclamar-se de centro-esquerda. Já adota estilo semelhante a Lula de “paz e amor”.
Contaminação – Cerca de 165 congressistas pegaram Covid. Corresponde a 27.6% do Congresso. Dois senadores morreram.