Postado às 05h35 | 06 Mar 2021
Francisco estará no Iraque, até segunda feira, sendo o primeiro Pontífice a pisar o solo desse país martirizado por guerra, terrorismo e perseguição. A viagem mais perigosa do seu pontificado.
Advertido dos riscos de atentados, Sua Santidade manteve-se firme. Ele deseja homenagear o Papa João Paulo II, que em 1999 chorou ao cancelar, por motivos políticos, visita a cidade de Ur, Caldeia, na Mesopotâmia (território iraquiano), onde nasceu Abraão, que é o pai das três principais religiões monoteístas: Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
Pandemia - O Papa viaja durante a pandemia, escolhe país de cristãos perseguidos e põe a vida em risco. O cristianismo no Iraque é considerado o mais antigo no mundo, presente desde o século 1º.
Missa - Na visita será celebrada missa no rito caldeu, com idioma mesclado do aramaico e árabe. O local é a Igreja de Al-Tahira, em Mosul, completamente destruída pelo Estado Islâmico em 2015 e reconstruída. Irá à “cidade santa” do islamismo xiita (64% da população do país).
Atentado - Em 2012, o cardeal Sandri esteve no Iraque, em nome do Papa Bento XVI. Durante celebração, houve terrível explosão, a cerca de 20km de onde se encontrava, que deixou 40 mortos. O Cardeal saiu ileso.
Cristãos - Antes da invasão dos EUA em 2003 havia 1,5 milhão de cristãos iraquianos. Hoje, existem cerca de 300 mil. Francisco chega ao Iraque como Abraão, que atendeu ao chamado de Deus, partiu para Canaã e depois o Egito, sem pensar nos perigos que enfrentaria.
Missão - O objetivo de Francisco é construir diálogo, que possa reduzir desigualdades, injustiças, pobreza, discriminações. Deus o proteja e que volte à Roma, com a missão cumprida
Turismo- Triste realidade, que afeta também o turismo do RN: na próxima semana os hotéis de Fortaleza começam a fechar as suas portas, pelo “lockdown” decretado.
Provérbio – Cabe refletir: “Quem vê a barba do vizinho arder, bota a sua de molho”.
Dramático- A situação no Ceará está tão dramática, que a Unimed de Fortaleza recruta com urgência médicos para serem contratados em UTIs, através do celular 85-98685 6919. Os interessados podem ser cooperados, ou não.
Hospital – O quadro caótico atual justifica que o governo do RN volte a pensar em hospital de campanha na Arena das Dunas. Local amplo, com estacionamento. A Prefeitura de Natal já anuncia a oferta de mais 30 leitos de UTI na cidade.
Esclarecimento – O secretário Guilherme Saldanha da Agricultura informa, que as plantações da Agrícola Famosa (Mossoró (RN/CE) aumentaram no RN, sobretudo no município de Apodi, em função das águas do arenito Assu. Isso ocorre, pelo fato de que as áreas agrícolas da empresa no estado do CE sofreram com as secas de 2012 a 2018.
Conselho – O presidente tem sido aconselhado a deixar de manifestar posição raivosa, em relação a pandemia e mostrar tom otimista, de que vai comprar vacinas, transfere recursos para estados e municípios. Não tem dado efeito esse conselho. O presidente acha, “que não erra em nada do que faz”. Mas erra!
Escolha vacina – Pesquisa mostra que 70,2% dos brasileiros gostariam de escolher qual vacina tomar. A Coronavac teve 23,6% das preferências contra 21,2% da AstraZeneca, 11,3% da Pfizer e 9% da Johnson & Johnson.
Capitólio - FBI deteve Federico Klein, 42, funcionário do ex-Presidente dos EUA Donald Trump acusado de comandar invasão ao Capitólio. Ele trabalhava no Departamento de estado.