Notícias

Ney Lopes hoje no jornal "Agora RN": A boa companhia da Cosern

Postado às 05h41 | 28 Jan 2021

Abre-se uma grande oportunidade de “diálogo” do RN com a empresa global “Iberdrola”, já presente em nosso estado.

Não pode passar despercebido, o fato da “Iberdola” ter apresentado, na última segunda, 25, revolucionário plano de estímulos ao crescimento econômico, através de propostas tecnológicas e inovadoras de negócios, durante encontro virtual, em preparação ao Fórum Econômico Mundial, a realizar-se em maio próximo.

A “Iberdrola” busca parcerias, públicas e privadas. O diálogo envolveria instituições privadas locais, com o objetivo de abordar, de forma conjunta, as consequências da Covid 19, definição de linhas de recuperação, cooperação econômica e social, a fim de reconstruir a confiança, definir princípios, políticas e associações necessárias para após a pandemia.

Trata-se de cooperação público-privada global.

O RN não pode perder a oportunidade de sentar-se à mesa e “dialogar”.

A “boa companhia” da COSERN, empresa que pertence ao grupo “Iberdrola”, será o nosso “cartão de visitas”.

Você sabia?

1. A Iberdrola é a empresa espanhola mais sustentável. Com mais de 170 anos de fundação, lidera o setor energético global, a primeira geradora eólica e uma das maiores na geração de energia elétrica, em valor de mercado do mundo.

2. A Iberdrola lidera investimentos em P&D e o uso de tecnologias digitais, no mundo.

3. Em seu plano 2021-2025, planeja fazer investimentos nde 75 bilhões de euros, destinados a projetos renováveis, redes inteligentes e sistemas de armazenamento, em larga escala.

4. Uma das inovações seria o RN ousar, juntamente com a “Iberdrola”, implantar projeto de “empregos verdes”, definidos pela ONU, como aqueles trabalhos de agricultura, atividades de fabricação, pesquisa e desenvolvimento, administração e serviço que contribuem para preservar a qualidade do meio ambiente

5. Outra área de operação seriam ações comuns nos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), agenda da ONU, que a “Iberdrola” se propõe a cooperar e integrar parcerias globais.

6. Nesta agenda de ODS estão previstos projetos de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

7. Considerando o potencial do RN para produção de energia eólica, a “parceria” seria infinita, já que a “Iberdrola” anunciou, no Fórum Virtual de Davos, investimentos maciços em projetos de energia eólica “off shore”, que aproveita a força do vento em alto mar, onde alcança velocidade maior e constante.

8. Já iniciou a construção na Bretanha francesa, de um parque eólico “off shore”, com energia suficiente para atender ao consumo de energia de 835.000 pessoas.

9. A empresa se compromete a firmar parcerias para criação de empregos e se propõe contratar 20.000 pessoas (2021 e 2025). Os investimentos contribuirão para a manutenção de 500.000 postos de trabalho no mundo.

CONCLUSÃO

Percebe-se que a presença da “Iberdrola” no território potiguar, através da COSERN, é uma “boa companhia”.

Está na hora da promoção de encontro, em Natal, com a presença do presidente da empresa, Ignácio Galán e outros convidados.

AGORA RN patrocinaria o debate, que congregaria as forças vivas estaduais, na busca de parcerias produtivas.

Afinal, “Grande Reinício” é o slogan usado pela própria “Iberdrola”.

Não podemos perder esta chance!

 

Deixe sua Opinião