Postado às 06h07 | 29 Mar 2021
O porta-contentores que bloqueou o Canal do Suez, uma das mais importantes rotas comerciais do mundo © EPA/SUEZ CANAL AUTHORITY
Diário de Notícias, Portugal
O enorme porta-contentores Ever Given, que está a bloquear o Canal do Suez há quase uma semana foi redirecionado 80% no sentido certo, disseram autoridades, esta segunda-feira, o que aumenta as esperanças para que a importante rota comercial possa ser retomada em breve.
O proprietário do navio disse, no entanto, que embora o navio "tenha girado", ainda não estava a flutuar.
"A posição do navio foi reorientada 80% na direção certa", anunciou a Autoridade do Canal do Suez, citada pela AFP.
O navio atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, na noite de terça para quarta-feira e está desde então a bloquear uma das rotas intercontinentais mais usadas por navios de grande porte.
Rabie afirmou que o processo de reflutuação do navio começou "com sucesso", sendo que as operações serão retomadas na próxima maré alta.
Isso mesmo disse um dos proprietários do navio. À AFP, Shoei Kisen afirmou que os esforços serão retomados quando o fluxo de água aumentar novamente, a partir das 11:30 horário local [10h30 em Lisboa], "para colocar a embarcação a flutuar completamente, de modo a reposicioná-la no meio do canal".
Fez ainda notar que o Ever Given ainda não está totalmente a flutuar, o que deverá acontecer com a chegada da maré alta, nas próximas horas.
Mais de 300 navios aguardam o desbloqueio para passar nesta importante rota que representa 10% do comércio mundial.
O gigante porta-contentores tem 400 metros de comprimento - o que corresponde a cerca de quatro campos de futebol - e uma capacidade para transportar 224 mil toneladas de carga.
Com a maré alta de domingo, o leme e as hélices começaram a ser libertados e navio moveu-se ligeiramente.
Neste processo para desencalhar o navio já foram dragados mais de 27 mil metros cúbicos de areia da parte da costa, atingindo uma profundidade de 18 metros, disse, no domingo, o porta-voz da Autoridade Egípcia do Canal de Suez, George Safwat.
Apesar deste avanço nas operações para desencalhar o porta-contentores, ainda não é claro quando é que esta rota marítima pode ser retomada.
Vários gigantes do transporte marítimo, como o dinamarquês Maersk e o francês CMA CGM, desviaram já alguns de seus navios pelo Cabo da Boa Esperança. Trata-se de um desvio de 9 mil quilómetros e sete dias em redor do continente africano para chegar ao Médio Oriente.