Postado às 04h58 | 15 Mar 2023
Ney Lopes
Hoje, 12, a Câmara Municipal de Natal estaria homenageando, em sessão solene, o Dia do Consumidor.
Entretanto, no final da tarde de ontem, 11, a sessão foi suspensa devido aos últimos acontecimentos no âmbito da segurança pública do RN.
A nova data será marcada.
Origem- O Dia Internacional do Consumidor vem do ano 1960, quando o então presidente dos EUA, John Kennedy, fez um discurso salientando os direitos que todo consumidor tem, como o direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
Medalha – No ano passado, por iniciativa da vereadora Camila Araújo, a Câmara Municipal de Natal instituiu a “medalha do consumidor Ney Lopes Jr” como uma homenagem póstuma ao ex-vereador de Natal, advogado e jornalista, outorgada anualmente.
É destinada a agraciar pessoas, empresas e instituições, com reconhecida defesa e respeito aos Direitos do Consumidor.
Especialização - Ney Júnior especializou-se em temas ligados ao direito econômico, sobretudo a proteção legal do consumidor.
Dirigiu o PROCON estadual e municipal.
Concluiu Mestrado em Direito Econômico Internacional na Universidade “Washington College of Law - Washington, DC, EUA.
Estagiou no BID.
Era graduado em Direito e Jornalismo e usou os conhecimentos das duas profissões, para exercer a defesa do Consumidor natalense.
Curriculum - Presidiu por um período a Câmara Municipal de Natal.
Teve o “record” de aprovação de 52 leis, todas elas em plena vigência.
Presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e a Comissão, que iniciou a tramitação legislativa do Plano Diretor de Natal.
Manteve na mídia programa de orientação ao consumidor, intitulado “Defenda os seus direitos”.
É autor do Guia Prático do Consumidor, lançado em 2016.
Foi prefeito constitucional em exercício de Natal, exercendo o cargo até a investidura do prefeito Carlos Eduardo, em 2013, para quem transmitiu o cargo e saiu aplaudido do Palácio Felipe Camarão.
Código - Uma das últimas iniciativas legislativa de Ney Jr foi propor o Código Municipal de Defesa do Consumidor, complementando a norma federal e ampliando a ação do Procon, além de outras ações.
Com a sua morte, o projeto foi arquivado.
Depoimento I - Como diretor do PROCON sempre se orientou pela legalidade e a preocupação de orientar antes de punir os possíveis infratores do Código de defesa do consumidor.
“Até hoje, Ney Lopes Júnior é lembrado com muita saudade no Procon Municipal, e é muito justo, em nome dele, homenagear empresas que respeitam o Direito do Consumidor”, comentou o diretor adjunto do órgão, CarlosFialho, na solenidade do ano passado.
Depoimento II- O ex-auxiliar de Ney Jr no PROCON, Aracildo Jr, registrou em mensagem enviada, que seria hoje um dos homenageados pela Câmara Municipal de Natal, ocasião, em que receberia com muiita honra a comenda Ney Lopes Jr pelos 24 anos de Procon- RN. Aguardará a nova data.
Saudade- Ney Jr sempre afirmava, que a sua maior preocupação era honrar a confiança de quem confiou nele.
Alcançou esse objetivo.
Hoje é só saudade, para sempre!
10 anos - Dez anos de Francisco, o papa reformador. Jorge Mario Bergoglio se tornou a primeira figura da Igreja Católica, iniciando um tempo novo.
Acorda às 4h30, todos os dias, prepara-se, reza e duas horas e meia depois celebra missa.
Papa - Entre suas atitudes realmente cristãs destaca-se a visita feita ao Iraque, onde realizou um encontro histórico com o principal clérigo xiita, o Grande Aiatola Ali al-Sistani, e visitou o local de nascimento do profeta Abraão.
Petrobras – Começa muito bem a presidência do senador Jean Paul Prates, com inegáveis benefícios para o RN.
Um dos projetos é a geração de energia eólica “off shore”, que abrangerá toda fronteira litorânea entre o Rio Grande do Norte e Ceará.
A tecnologia usa a força dos ventos no mar para produzir energia.
Abrirá caminho para uma fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial existente.
Pergunta no ar – Por que o governo e PT não querem CPI sobre o vandalismo de 8 de janeiro?
Todos lembram como o PT estimulava CPIs no governo passado.