Postado às 05h37 | 06 Jul 2021
Foi dada a largada, em busca de uma candidatura de terceira via à presidência da República, no 1º Debate dos Presidenciáveis do Centro Democrático, promovido pelo jornal Estado de São Paulo.
Três presidenciáveis participaram.
Ciro - Ciro Gomes, defendeu mudança de rota para que o país saia da “pior crise da sua história”.
Eduardo Leite - O governador do RGS declarou, que é preciso acabar com a dicotomia entre esquerda e direita.
Mandetta - Luiz Henrique Mandetta defendeu que o país se “encontre no respeito, sem violência, protegendo a democracia, que está com vários sinais de risco”.
Rodrigo Pacheco – Um nome cogitado e ausente foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele prefere tomar uma decisão, após a prévia do PSDB em 17 de outubro, mas admite ser candidato.
Opinião- Há quem ache, que o governador Eduardo Leite está em melhor posição, após o debate e por ter se declarado gay. Ele teria condições de unir gestão, com respeito à diversidade.
Pesquisa - Seguiu-se ao 1º Debate dos Presidenciáveis a aplicação de pesquisa nacional pela Confederação Nacional dos Transportes, que oferece um termômetro do momento político nacional.
Voto – A pesquisa mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando as intenções de voto para a Presidência da República.
Não estimulada - De acordo com o levantamento, na pesquisa estimulada (quando aparecem os nomes) o petista tem 41,3% do total, diante de 26,6% para Jair Bolsonaro (sem partido).
Ciro tem 1,7% das citações, e Moro e Doria, 0,7% cada.
Redução- O curioso é que na pesquisa. espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula aparece com apenas 27,8%, enquanto Bolsonaro tem com 21,6%.
Observa-se que na manifestação espontânea da intenção de votos (não estimulada) mantêm-se os "nichos" de "fanáticos" radicais do lulismo e do bolsonarismo, que sempre se aproximaram de um terço do eleitorado.
É justamente nessa coleta "não estimulada", que 38.9% do eleitorado se declara indeciso.
O resultado demonstra que o eleitorado independente, que optou por Bolsonaro em 2018 na reta final, por não aceitar a volta do PT ao poder, parece estar órfão e aguarda alternativas.
Há sinais nítidos desse movimento anti-radicalização da política brasileira.
Indecisos - A comprovação está no percentual altíssimo de indecisos, que chega a 38,9%.
Esperança - Conclui-se que a grande revelação da pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT) é a constatação desse elevado percentual de 38.9% de indecisos.
Surge a esperança de que seja oferecida uma terceira via, no processo sucessório nacional.
Esperança - Pode-se afirmar, que que o eleitor espera, ainda, o seu candidato. à Presidência da República.
Nada está definido. Apenas começa o processo eleitoral.
Muita água passará em baixo da ponte!
História - O jornalista Felinto Rodrigues é precursor na defesa do encontro dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil em Natal, para relembrar o fato histórico da Conferência do Potengi, que em 1943, reuniu na Rampa, os presidentes Roosevelt e Getúlio Vargas.
Memorial – Em 2020, Felinto Rodrigues encaminhou, através do Ministro Rogério Marinho, sugestão ao presidente Jair Bolsonaro para que convidasse o então presidente Trump.
Agora, a proposta renasce, diante da possibilidade de uma próxima visita do presidente Biden à América do Sul.
Denúncia - Senadores contra Bolsonaro apoiaram o deputado Luís Miranda na denúncia que ele fez contra o presidente.
Mas, já se afastam dele depois de saberem da reunião do parlamentar com o lobista Silvio Assis e pedido de vantagens comerciais no ministério da saúde.
Celular - Nitroglicerina pura é o celular do cabo da polícia de MG Dominghetti, que depôs na CPI da pandemia.
Há versões de mensagens sobre intermediações de doses de vacinas da AstraZeneca e Sputnik.
Nas conversas de WhatsApp há um tal Odilon, que ele diz ter sido quem o apresentou ao ministério da saúde, para negociar vacinas.
Maldade – Ninguém nega que a reforma administrativa é necessária para eliminar excessos e distorções.
Porém, a proposta que do ministério da economia parte do princípio de que o grande culpado pela ineficiência do estado brasileiro é o servidor público. Além de injustiça, maldade.
Garantia - O serviço público é o patrimônio da cidadania.
Atacá-lo é destruir a segurança social. Nenhuma democracia global prescinde do serviço público, qualificado e bem remunerado.
Empreendedores mais velhos - O Brasil atingiu 1,8 milhão de empreendedores com mais de 65 anos.
Eles são os que mais empregam no país. É no setor de serviços, 36%, que mais se concentram.
Na agropecuária, 23%, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção.