Notícias

"Comenda do Consumidor" em homenagem póstuma ao ex-vereador Ney Lopes Jr

Postado às 06h07 | 13 Mar 2022

Coluna de Rosalie Arruda, na Tribuna do Norte

Comenda 

Por iniciativa da vereadora Camila Araújo, será realizada nesta terça-feira (15), às 18h30, a cerimônia de entrega das comendas Ney Lopes de Souza Jr, em homenagem às pessoas que atuam na área da defesa do consumidor. 

Na justificativa da outorga da Comenda, a autora da proposta registrou a dedicação do então vereador Ney Junior na defesa do consumidor, com várias leis de sua autoria em vigência, além de ter dirigido o PROCON estadual e integrado diretoria do PROCON municipal.

O ex-vereador faleceu no ano passado. 

Biografia

O homenageado com a Comenda completaria 48 anos na  sexta feira, 25 de março.

Nascido em Natal graduou-se em Direto pela Universidade de Brasília (UNB) e jornalismo pela UNP, em Natal.

Especializou-se em temas ligados ao direito econômico, sobretudo as questões ligadas a proteção legal do consumidor.

Concluiu Mestrado em Direito Econômico Internacional na Universidade “Washington College of Law - Washington, DC, EUA”.

Fez extensão universitária na “George Washington University”, na capital americana, sobre temas políticos e econômicos da América Latina.

Estagiou no BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), em Washington DC).  Convidado para função permanente nesta instituição, renunciou com o propósito de voltar à cidade de Natal e exercer a sua vocação política.

No período em que residiu em Brasilia estudou Direito Legislativo Municipal, analisando e pesquisando na sua integralidade o Processo Legislativo, Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal.

Usou essas ferramentas durante dois mandatos de vereador na Câmara Municipal de Natal, onde teve o “Record” de aprovação de 52 leis, todas elas em plena vigência.

Presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e a Comissão, que coordenou os trabalhos iniciais do Plano Diretor de Natal.

Presidiu por um período a Câmara Municipal de Natal.

Foi prefeito constitucional em exercício de Natal, exercendo o cargo até a investidura do prefeito Carlos Eduardo, em 2017, a quem deu posse e saiu aplaudido do Palácio Felipe Camarão.

Deixe sua Opinião