Notícias

Homenagem do "blog": "Hoje, 20 horas, “live” do Maestro das “luvas biônicas”"

Postado às 10h22 | 25 Jun 2020

Ney Lopes

Hoje, 25, a cultura brasileira está de parabéns. Completa 80 anos de vida, o Maestro João Carlos Martins, que soma mais de 1.700 concertos.

A comemoração será numa “live imperdível”, às 20 horas, no Teatro Bradesco, em São Paulo. A “live” irá ao ar no “Youtube” do teatro Bradesco e também no “Youtube” do próprio Maestro e no Facebook. Participarão da apresentação, os amigos Ana Maria Braga, Serginho Groisman, Chitãozinho & Xororó, Walter Casagrande Jr., Alexandre Nero, Tom Cavalcanti, Marluce Dias da Silva e o médico Raul Cutait. O Maestro executará partituras clássicas, além de Villa Lobos e Tom Jobim. João Carlos Martins escreveu incrível história de superação. Com 21 anos estreou no Carnegie Hall, com lotação esgotada.

Em 1966, jogando futebol no Central Park, em NY, machucou o cotovelo direito, provocando atrofia em três dedos.  Abandonou o piano.

Oito anos depois estava de volta. Em 1985, outro problema na mão direita o fez parar mais uma vez, só retornando aos palcos em 1993. Dois anos mais tarde, num assalto em Sófia, Bulgária, recebeu uma pancada com barra de ferro na cabeça, o que afetou a outra mão.

Ainda tocou até 2002, quando, com dores insuportáveis, interrompeu a carreira. Outro sofrimento surgiu com tumor na mão esquerda, seguido da doença de “Dupuytren”, contratura na qual os dedos não ficam plenamente estendidos. Ele se submeteu a 24 cirurgias.

Em 2012, entregou-se às mãos do renomado cirurgião Paulo Niemeyer se submeteu a uma cirurgia no cérebro para a implantação de eletrodos, com um estimulador eletrônico no peito para recuperar os movimentos da mão esquerda.

Deu-se o “milagre” no encontro da tecnologia com a arte. “Luvas biônicas e robôs” lhe permitiram voltar a tocar piano. Indagado como teve tanta força de vontade para superar tamanhas adversidades, ele cita o exemplo do seu pai, que teve câncer aos 37 anos, prognóstico médico de viver apenas seis meses e morreu aos 102 anos num acidente.

Que Deus conceda muitos anos de vida ao Maestro João Carlos Martins, um dos ícones da música clássica no país e no mundo!

 

Deixe sua Opinião