Notícias

História: "Viagem no tempo das tradições do carnaval"

Postado às 09h19 | 02 Mar 2025

Ney Lopes

Estamos em pleno carnaval. Uma viagem no tempo mostra a tradição dessa folia, que antecede o período da quaresma. Em Colônia, Alemanha, estão algumas raízes dessa festa popular. Há 2 mil anos, quando a cidade era uma colônia romana, celebrava-se o festival da Saturnália, em homenagem ao deus Saturno

Havia muita bebida e dança e, para a diversão de todos, os ricos trocavam seus belos mantos pelas túnicas simples de seus escravos, e até os serviam. Os servos estavam autorizados a criticar duramente seus senhores, o que resultava em punições severas nos dias seguintes.

Mas nos dias de folia, o mundo estava de cabeça para baixo. A população de Colônia se fantasiava e acompanhava o cortejo nas ruas com tambores, flautas e chocalhos.

Mudança

A partir do século 15, tudo mudou. A Igreja passou a condenar a Fastnacht e teólogos a censuraram como ímpia e infame, com base na doutrina dos dois reinos de Santo Agostinho. Oposta ao reino de Deus, a Fastnacht passou a ser associada ao reino do pagão Baco e do rei Nabucodonosor. Os foliões medievais passaram a ser vistos como a personificação do mal.

Napoleão

Quando as tropas de Napoleão ocuparam a região onde fica Colônia, viram as festas de Carnaval com certo ceticismo e temporariamente proibiram os festejos. Tarefa nada fácil, pois os foliões já não festejavam nas ruas, mas nas hospedarias. E animais simbolizavam os pecados capitais: o urso e o porco representavam a gula; o galo e o bode, a luxúria; o burro, a preguiça; e o dragão, a inveja.

Atualmente, mantem-se a tradição em Colônia da festa se encerrar na quarta-feira de cinzas, quando um jantar com peixe é tradicionalmente servido nos restaurantes. Colônia é a cidade europeia que tem um dos maiores carnavais de ruas do continente.

Brasil

No Brasil, o Carnaval foi trazido pelos colonizadores portugueses, chegando aqui no século XVII.O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas pobres.

Hoje o carnaval envolve as camadas sociais. O samba é uma forma de resistência, de fazer política, de reinventar o mundo. Comunidades inteiras se organizam e fazem da beleza e da cadência uma maneira crítica de interpretar o passado e, consequentemente de construir o futuro. O carnaval brasileiro transmite ao mundo a mensagem de paz e bem viver.

Hoje na história

1845 — No Rio Grande do Sul, após dez anos é encerrada a Revolução Farroupilha, com David Canabarro assinando com Duque de Caxias o Tratado de Poncho Verde).

1870 — Fim da Guerra do Paraguai, iniciada em 1864.

1879 — Bolívia declara guerra ao Chile.

1894 — Realização das primeiras eleições diretas para presidente da República do Brasil.

1940 — Na Espanha, o ditador Francisco Franco estabelece lei contra maçons e comunistas.

1953 — O ditador soviético Josef Stalin sofre um derrame cerebral – ele morreria quatro dias depois.

1966 — A sonda espacial soviética “Venera 3” se torna a primeira nave espacial a alcançar a superfície de outro planeta, ao se estatelar contra a superfície de Vênus.

1975 — É lançado o “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, popularmente conhecido como “Aurélio” devido ao nome de seu autor Aurélio Buarque de Hollanda.

1980 — A sonda espacial “Voyager 1” confirma a existência de Jano, uma das luas de Saturno.

1992 — A Bósnia e Herzegovina declaram sua independência da Iugoslávia.

2006 — Papa Bento 16 renuncia ao título de papa, tornando-se pontífice emérito.

2008 — Início de uma crise diplomática entre a Colômbia, Equador e Venezuela

Curtinhas

+ Diante da crise habitacional brasileira, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, aprovou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2026, será: Fraternidade e Moradia: “E veio morar entre nós”.

+ Eike Batista está propagando o sucesso do seu seu projeto da ‘super cana’ — um sonho antigo do empresário, que promete revolucionar o agronegócio com uma cana-de-açúcar capaz de produzir 3x mais etanol e 12x mais biomassa que a tradicional.

+ Uma perda para a classe política do RN a morte do ex-deputado Roberto Furtado. Também advogado militante exerceu posições relevantes no Estado. Nossos pêsames aos familiares.

 

Deixe sua Opinião