Notícias

História: "Feliz Aniversário, Rio Grande do Norte"

Postado às 16h47 | 06 Ago 2024

O "marco de Touros" - Monumento Nacional

Ney Lopes

Hoje, 7 de agosto, é o aniversário do Rio Grande do Norte, por força da Lei 7.831/2000.

A data (agosto de 1501), marca o dia em que foi plantado aqui o “Marco de Touros” (Monumento Nacional) 321 anos antes do “grito” de D. Pedro I no riacho Ipiranga.

Segundo Luis da Câmara Cascudo, nessa data, três caravelas comandadas pelo português André Gonçalves chegaram ao litoral potiguar.

Marco

A missão instalou marco de pedra, o monumento histórico mais antigo registrado no estado, relativo a chegada dos portugueses ao país.

Nesta expedição, estava presente o italiano Américo Vespúcio, cosmógrafo,

Ele esclareceu, que as novas terras não eram extensão das Índias, mas sim um novo continente.

Lenine Pinto

Antes a coroa portuguesa financiara a viagem do explorador Duarte Pacheco Pereira (1460-1533) em 1498.

Muitos acreditam que ele — e não Cabral — tenha sido o primeiro português a pisar nas terras que hoje são o Brasil.

Em janeiro de 1500, o navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón já havia costeado o litoral norte da América do Sul e uma parte do litoral nordeste.

O pesquisador conterrâneo Dr. Lenine Pinto, em seu livro “Reinvenção do Descobrimento” demonstra essa versão do descobrimento, confirmando que. o Brasil nasceu na costa do RN, no antigo Arraial de Touros, hoje Praia do Marco, município de Pedra Grande.

Valério Mesquita

Segundo o escritor, ex-deputado e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Valério Mesquita, do ponto de vista jurídico, o estado do RN foi o primeiro ponto efetivo de colonização portuguesa, uma vez que o marco em Porto Seguro só teria sido colocado cerca de dois anos depois.

Quando Cabral aportou no Brasil em abril de 1500 e “descobriu” oficialmente a então chamada Terra de Santa Cruz, ainda não havia entre os navegadores ibéricos a noção exata do tamanho e da extensão das terras no Novo Mundo.

Isso porque, como a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas não era precisa, havia o desconhecimento do que seria encontrado nas terras do além-mar.

Manter os planos da viagem em segredo não chamaria a atenção dos espanhóis para a região a que Portugal se destinava

Monumento Nacional

Entretanto, há a hipótese de que em sua ida à Índia, Vasco da Gama também teria percebido traços de terra firme ao longo da costa brasileira e já teria informado as autoridades de Portugal.

O Marco Quinhentista foi “o primeiro ponto da costa brasileira delimitado pelos portugueses.

Este é o atestado da posse de Portugal sobre as terras recém-descobertas.

Quem chega à praia do Marco, no município de São Miguel do Gostoso (RN), encontra uma réplica do monumento.

A peça original foi levada em 1976 à Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.

Hoje na história

2026 – Vigência da lei Maria da Penha – coibir atos de violência doméstica contra a mulher

Dia Nacional da saúde e dos povos indígenas

No dia 7 de agosto de 1944, sob a ameaça de bombardeios dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, a montadora alemã Volkswagen suspendeu produção do "Fusca".

Dia internacional da amamentação – É uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência das crianças.

Rápidas...

Vice - Tim Walz. O governador de Minnesota é a escolha de Kamara para concorrer ao lado dela como vice-presidente. Um governador progressista, com história de conquistar os republicanos

Carlos Eduardo – Na disputa de Natal evita compromissos com grupos políticos. Prefere ser independente para administrar. Estilo realmente inovador.

Coisa de amigo – Perfeito o texto do jornalista Gustavo Negreiros sobre a desistência de Rosalba Ciarlin disputar uma vaga de vereador em Mossoró. “A sorte que ela desistiu”. Lembrou: “Agripino, Garibaldi e Henrique passaram constrangimentos em eleições que não precisavam mais disputar”. O conselho é “Virar a página”. Infelizmente, “só vale o último favor”. Amigos, apoio, solidariedade? Desaparecem! Quase todos (há exceções), que agem assim, justificam como atos normais, éticos e de pessoas de bem.

 

Deixe sua Opinião