Notícias

História: "Cristóvão Colombo, um injustiçado"

Postado às 06h11 | 03 Abr 2025

Ney Lopes

Há 532 anos, no dia 3 de abril, Cristóvão Colombo, era recebido em Barcelona pelos Reis Católicos, após a viagem de descoberta da América.

Colombo se apresentou com seis índios, papagaios, algumas peças de ouro e produtos americanos.

Informou aos reis que descobrira ilhas, que poderiam funcionar como pontos de escala, numa nova rota para chegar à Ásia

Antes, Colombo tentou apoio de Portugal, Inglaterra e até mesmo da França para estabelecer uma nova rota de acesso marítimo a Ásia.

Ele se tornou um defensor da ideia da esfericidade da Terra.

Assim sendo, sabia que seria possível alcançar a Ásia navegando pelo Oeste.

Mas, só em 1492, assinou um contrato com a coroa espanhola para desvendar esse mistério, embora já se propagasse que, no final do século X, os “vikings” chegaram à América do Norte, mas, diferentemente dos espanhóis, não se estabeleceram por longo tempo.

Injustiçado

Colombo é um dos personagens históricos mais injustiçados.

Morreu sem receber o que lhe era devido pela Coroa Espanhola.

Por anos, Colombo tentou apoio de Portugal, Inglaterra e até mesmo da França para estabelecer uma nova rota de acesso marítimo a Ásia.

Ele se tornou um defensor da ideia da esfericidade da Terra.

Mas, só em 1492, assinou um contrato com a coroa espanhola para desvendar esse mistério.

Já se propagava que, no final do século X, os “vikings” chegaram à América do Norte, mas, diferentemente dos espanhóis, não se estabeleceram por longo tempo.

A chegada ao trono de Joana, a filha dos Reis Católicos, e do seu esposo Filipe, o Belo, criou dificuldades para Colombo buscar os seus objetivos.

Doente, e sem apoio, em confronto com a coroa, instalou-se num convento franciscano de Valladolid, onde redigiu o seu testamento.

Morreu no dia 20 de maio de 1506, convencido de que chegara à Ásia e demonstrara as suas teorias.

Curtinhas

+ Hoje, o médico, professor, ex-Reitor da UFRN e vice-governador Genibaldo Barros, lança o seu livro “Eu, Confidente”, das 17 às 20h30m, no Palácio Potengi,  Pinacoteca Potiguar. A venda dos exemplares será destinada às instituições filantrópicas AMICO – Associação Amigos do Coração da Criança e Hospital Varela Santiago.

+ Trump disse aos membros de seu gabinete que Elon Musk deixará seu cargo no governo nos próximos meses.

+Trump já aumentou a tarifa média sobre as importações dos Estados Unidos em cerca de duas vezes mais do que ele fez em toda a sua primeira presidência.

Hoje na história

1862 — É publicado o livro Os Miseráveis do escritor francês Victor Hugo.

1882 — Velho Oeste: Jesse James é morto por Robert Ford.

1885 — É concedido uma patente alemã a Gottlieb Daimler por seu projeto do motor.

1948 — O presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman assina o Plano Marshall, que autoriza 5 bilhões de dólares em ajuda para 16 países.

1968 — Martin Luther King Jr. profere seu discurso I’ve Been to the Mountaintop (Eu Estive no Topo da Montanha, em tradução livre).

1973 — Martin Cooper da Motorola faz a primeira chamada de telefone móvel portátil para Joel S. Engel da Bell Labs, apesar de ainda levar mais dez anos para que o Motorola DynaTAC se tornasse o primeiro telefone a ser lançado comercialmente.

1975 — Bobby Fischer se recusa a jogar em uma partida de xadrez contra Anatoly Karpov, dando a Karpov o título de Campeão do Mundo por desistência.

1981 — O Osborne 1, o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, é lançado pela Osborne Computer Corporation.

2004 — Terroristas islâmicos envolvidos nos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid são cercados pela polícia num apartamento e suicidam-se com explosivos.

2007 — O TGV atinge a velocidade de 574,8 quilômetros por hora, batendo o recorde mundial de velocidade de trens sobre linhas.

2014 — Papa Francisco assina o decreto que proclama a santidade do Padre Anchieta.

2016 — Panama Papers, um vazamento de documentos legais, revela informações sobre 214.488 empresas offshore.

2017 — Uma bomba explode no sistema de metrô de São Petersburgo, matando 14 pessoas e ferindo várias outras.

2018 — Tiroteio na sede do YouTube.

 

 

 

 

 

Deixe sua Opinião