Postado às 05h34 | 11 Fev 2024
Durante o feriado, os chineses gastam o dobro em compras e comer fora, comparado com o que os americanos gastam no Dia de Ação de Graças.
Ney Lopes
Começou ontem, 10 de fevereiro, o Ano Novo Chinês ou Festival da Primavera, que terminará em 24 de fevereiro com o Festival das Lanternas.
É um evento com mais de 4.000 anos de história e é o feriado mais longo do ano. No século XXI, o feriado nacional começa no primeiro do calendário lunar e dura até o dia 15 do primeiro mês.
Na China, todas as lojas estão fechadas durante os primeiros cinco dias do Festival da Primavera. Algumas não abrem até o final.
As pessoas devem estocar suprimentos muito antes.
São pratos típicos desse período a preparação de carne curada, peixe salgado e outros alimentos conservados.
A origem do das comemorações do Ano Novo nasceram com a presença de horrendo monstro aterrorizava aldeias, que se chamava Nian.
Ele iria comer de tudo, desde mosquitos até seres humanos.
Com o passar do tempo, os moradores perceberam que o monstro vinha a cada 365 dias para causar estragos, antes de desaparecer de volta para as florestas.
Então os aldeões decidiram que naquele dia, eles iriam preparar um banquete e jantar diante dos antepassados para proteção.
Depois de anos se escondendo assim, um jovem surgiu com a ideia de usar fogos de artifício e assustar o monstro de uma vez por todas.
O Festival da Primavera termina com o Festival das Lanternas.
Existem muitos estilos de lanternas, desde formas básicas como esferas, até lótus e dragões.
A Lanterna Kongming é em homenagem a Confúcio.
As pessoas escrevem desejos de cada lado da lanterna e deixam-na voar para os céus, esperando que seus desejos se tornem realidade no novo ano.
Confúcio é venerado na China.
Ele defendia a ideia de que um governante deveria ser um exemplo moral para o povo e governar com benevolência e justiça.
Enfatizava a importância da educação (Wen) para o desenvolvimento das virtudes e aprimoramento do caráter, assim como o equilíbrio entre sabedoria e coragem.
O Ano Novo Chinês é comemorado por mais de 20% do mundo.
Não há data definida para o Ano Novo Chinês. É de acordo com o calendário lunar.
É um período de oração aos deuses por uma boa estação de plantio e colheita. As pessoas também oram pelos antepassados, tratados como deuses. Os melhores alimentos são oferecidos aos deuses.
Fogos de artifício -Os fogos de artifício devem assustar os monstros e a má sorte. Então as pessoas ficam acordadas na véspera do Ano Novo Chinês e desencadeiam fogos de artifício à meia-noite. De manhã, fogos de artifício são usados novamente para receber o novo ano e boa sorte. Na ocasião, as famílias também queimam dinheiro de papel falso e barras de ouro impressas em homenagem aos seus entes queridos falecidos.
Fogos ilegais - Devido a razões de segurança e preocupações com a poluição do ar, muitas cidades chinesas proibiram fogos de artifício. Mais de 500 cidades também têm restrições. Mas... muitas pessoas não se importam e fazem isso de qualquer maneira. Pequim proibiu os fogos de artifício por 13 anos. A proibição durante o feriado, os chineses gastam o dobro em compras e comer fora do que os americanos gastam no Dia de Ação de Graças.
Maior migração humana do mundo- A parte mais importante do Ano Novo Chinês é a reunião de família. Todos devem voltar para casa para o jantar de Ano Novo. Mas desde a China moderna, a maioria dos pais idosos vive em aldeias rurais enquanto seus filhos trabalham nas cidades.
Proibido tomar banho, varrer ou jogar fora lixo - Não é permitido tomar banho no dia de Ano Novo. Varrer e jogar fora o lixo não é permitido antes do dia 5. Isso é para garantir que você não lave a boa sorte! Por outro lado, há um dia antes do Festival da Primavera dedicado à limpeza. Este dia é para varrer a má sorte e dar espaço para o bem.
Crianças recebem dinheiro de sorte em envelopes vermelhos- Em outras culturas, as crianças recebem presentes para as férias. Presentes também são trocados durante o Festival da Primavera. Mas as crianças chinesas também recebem outra coisa, que são os envelopes vermelhos. Também chamados de pacotes ou bolsos vermelhos, eles incluem dinheiro. Este dinheiro é suposto ajudar a transferir a fortuna dos mais velhos para as crianças. Dependendo da família, as crianças recebem cerca de US $ 150 dólares por envelope.
Vinho especial - Os chineses adoram beber. Há um ditado que diz que não há maneiras e/ou etiqueta sem vinho. Isso significa que você precisa ter vinho para cada cerimônia, festival ou jantar importante. Há vinho para jantares de noivado, casamentos, aniversários... e, claro, o Festival da Primavera.
Ano Novo Chinês é comemorado em todo o mundo - Uma em cada cinco pessoas no mundo é chinês. Mas essa estatística não inclui os milhões de chineses e pessoas de ascendência chinesa. Londres, Inglaterra; São Francisco, EUA; Sydney, Austrália; todos afirmam ter as maiores celebrações do Festival da Primavera fora da Ásia.