Postado às 05h35 | 13 Fev 2024
Ney Lopes
O carnaval contagia o país.
O que será mais brasileiro: o futebol, ou o carnaval?
Talvez a razão esteja com Franco Zeffirelli quando, após assistir a um desfile na Sapucaí, exclamou para o mundo: “o Brasil sabe inventar a alegria”.
“País do futebol” e “país do carnaval” não se opõem. Antes, se completam.
São manifestações espontâneas, mescla de cor e raça.
O povo se entrega à alegria contagiante.
Esquece a tristeza no passar da “escola”, ou no grito de “gol”.
Não há diferença de classes.
Paulo Barreto (jornalista e cronista) afirmava que o carnaval era “uma história de máscaras!
Quem não a tem na sua vida?
O carnaval só é interessante porque nos dá essa sensação de angustioso imprevisto...
Francamente.
Toda a gente tem a sua história de carnaval, deliciosa ou macabra, álgida ou cheia de luxúrias atrozes.
Um carnaval sem aventuras não é carnaval”.
Artur Azevedo – contista maranhense – pediu perdão aos seus leitores e confessou: “venho contar-lhes uma história triste, num dia em que todos estão predispostos ao riso mas... que querem?
Tenho uma natureza especial: o carnaval entristece-me, e o ‘Abre alas, que quero passar’ soa aos meus ouvidos como um canto de agonia e de morte”.
Com formas e percepções diferentes, o carnaval vem de longe. Não se tem segurança onde surgiu.
Se nos cultos agrários que suplicavam boas colheitas no período neolítico, no Egito antigo, ou no continente europeu na Idade Média.
Os maiores indícios são de que a festa tenha nascido na “Saturnália” romana, em que os nobres se misturavam aos escravos e, juntos, dançavam nas ruas com música, comida e bebida.
O rei da “saturnália” era um escravo, a quem se garantia o direito de dar ordens sobre tudo que desejasse.
A Igreja ameaçou acabar as “saturnálias”.
Teve o cuidado de não enfrentar diretamente os seus fiéis.
No ano 325, ficou decidido que os 40 dias antes da Páscoa seriam guardados para orações e jejuns – o que ficou conhecido como Quaresma.
Em 590 d.C., a Igreja reconheceu a festa, programando-a em seu calendário.
O domingo de carnaval passou a ser o 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa
O vínculo entre Portugal e Brasil se faz sentir também na origem do carnaval em nossa terra.
Em Portugal, o carnaval já era conhecido como entrudo e comemorado nos séculos 15 e 16.
Significava a entrada da Quaresma. Com o deslocamento de portugueses para o Brasil nos séculos 17 e 18, a tradição do entrudo chegou entre nós.
O carnaval atual é caracterizado pelos desfiles e fantasias, produto da sociedade vitoriana do século XIX. Paris e Veneza exportaram a festa para o mundo.
Cidades como Nice, Nova Orleans e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval francês para implantar as suas comemorações carnavalescas.
Os costumes padronizaram que o carnaval seja regido pelo ano lunar, com origens na antiguidade e recuperadas pelo cristianismo.
Começava no dia de reis (Epifania) e acabava na quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma.
Durante o período de festas havia uma grande concentração popular e cada cidade brincava a seu modo.
O entrudo desapareceu no início do século XX, quando apareceram os primeiros blocos carnavalescos, “tribos de índios” e os famosos “corsos” do Brasil.
As pessoas se fantasiavam, decoravam os seus carros e, em grupos desfilavam pelas ruas das cidades.
Daí surgiram os carros alegóricos, característicos das escolas de sambas atuais.
Aponta-se como a primeira escola de samba oficial no Brasil a “Deixa Falar”, que originou a atual Escola de Samba Estácio de Sá, criada pelo sambista Ismael Silva (1928).
A melhor definição popular para o carnaval brasileiro encontrei há anos num verso de cordel (autor anônimo), que dizia: “Hoje coloco a máscara de fogo; não há sopro que me apague; hoje vocês são a floresta; e hoje vou correr entre vós; hoje coloco a máscara de fogo; não há quem me pare; hoje corro até à árvore da vida; e vou abraçá-la como nunca dantes”.
O editor do blog viaja a Portugal, Espanha e Gilbraltar.
Na ausência será publicada uma série de textos, sob o título "O repórter que sempre fui", diariamente nos jornais AGORA RN (Natal, RN) e JORNAL DE FATO (Mossoró) e postados neste blog.
São fatos e histórias do jornalismo e da política.
Retorno 2 de março.