Postado às 05h54 | 16 Mar 2020
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduziu sua taxa básica de juros para uma faixa entre zero e 0,25% o ano neste domingo, em decisão extraordinária, fora de sua agenda de reuniões de política monetária. O corte desse domingo foi de um ponto percentual. A última vez em que uma redução dessa magnitude ocorreu foi em dezembro em dezembro de 2008, no auge da grande crise financeira internacional.
Há 12 dias, o Fed já havia feito um corte de 0,5 ponto, baixando os juros para uma faixa entre 1% e 1,25% ao ano, também de forma extraordinária.
Mais países fecham suas fronteiras na Europa, agora epicentro da pandemia do coronavírus, ao mesmo tempo em que os governos tentam definir medidas comuns para enfrentar o vírus e neutralizar seus efeitos na economia.
A vida cotidiana praticamente parou no velho continente
O presidente Alberto Fernández anunciou, na noite deste domingo (15), o fechamento das fronteiras da Argentina durante os próximos 15 dias.
“Sabemos que o vírus não vêm só da Europa e começa a afetar a todos e que pelas fronteiras terrestres vêm turistas de zona de risco”, disse Fernández durante anúncio que também determinou a suspensão das aulas a partir de segunda-feira (16) até 31 de março.