Notícias

Faleceu em Natal o professor e advogado Jardelino de Lucena Filho

Postado às 15h33 | 24 Mar 2021

Ney Lopes

Faleceu ontem, 23, em Natal o amigo e professor Jardelino de Lucena Filho, 82, advogado, professor da UFRN e, sobretudo, um humanista.

Foi sepultado hoje, 24, no "Morada da Paz" às 11 horas.

Em junho do ano passado teve Covid, porém superou. A causa mortis foram problemas de pâncreas.

Fomos amigos durante anos. Trabalhamos no “Movimento de Natal”, obra memorável de D. Eugenio Sales, onde fui locutor e noticiarista na Rádio de Educação Rural, depois repórter e diretor de redação do jornal católico “A Ordem”.

 O nosso conhecimento veio da militância na Juventude Estudantil Católica (JEC) e depois na JUC (Juventude Universitária Católica), quando assumimos compromisso com a Doutrina Social da Igreja..

Jardelino foi uma das peças chaves na montagem da equipe leiga do Serviço de Assistência Rural (SAR), onde todos se uniam com sacerdotes, em mobilização pela busca da justiça social

Com Jardel, como o chamávamos, e outros colegas, ajudamos o nascimento da Campanha da Fraternidade, inspirada no Concílio Ecumênico Vaticano II, uma iniciativa do SAR, no ano de 1962.

O jornal “A Ordem”, em 1964 estampou em manchete de primeira página: “Campanha da Fraternidade realiza-se em todo o Brasil”.

Tudo começara na cidade de Nísia Floresta, com visitas fraternas durante a Semana Santa, às comunidades pobres, doações de alimentos e utensílios domésticos, incentivados por D. Eugenio Sales.

Jardelino frequentou vários cursos de pós-graduação e especialização na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), tendo sido colega do Padre e Escritor João Medeiros, membro da nossa Academia de Letras.

Honrou a cátedra que ocupou na UFRN, onde desempenhou muitas missões, em benefício da instituição.

Em 1979 foi-lhe concedida a medalha do Mérito Universitário.

A sua esposa, Ana Amélia, me confessou que ele sofreu com muita dignidade, sem se maldizer, nem blasfemar. Realmente, um forte, com imensa capacidade de compreender as pessoas.

Que Deus receba o amigo Jardelino e conforte os seus familiares!

 

Deixe sua Opinião