Postado às 09h35 | 08 Abr 2024
Ney Lopes
Hoje, 08 de abril, turistas e habitantes do México, Esrtado Unidos e Canadá terão oportunidade de observar um eclipse solar por quatro minutos,.
O fenômeno deve acontecer a partir das 15h07 no horário de Brasília.
A primeira região que poderá acompanhar a ocorrência do fenômeno, nesse primeiro momento, é a costa do Pacífico do México, de acordo com a Nasa
O eclipse total começa ao amanhecer no Pacífico sul e só atinge o continente pouco depois das 11h, horário local, em Mazatlán, na costa oeste do México.
Logo depois, o eclipse atinge sua duração máxima de quatro minutos e 28 segundos quando a sombra passa perto da cidade de Torreón.
De lá, segue para a fronteira dos EUA, cruzando o Texas e depois abrindo caminho pelo meio-oeste até Ohio.
O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol, bloqueando os raios solares
Durante esse período, o Sol será completamente encoberto pela sombra da Lua.
No América do Sul o fenômeno não será visível.
Para o restante do mundo fora da trajetória, será possível acompanhar o evento por meio das transmissões oficiais.
O último eclipse solar total visível no Brasil ocorreu há cerca de 30 anos, ainda em1994, e o próximo está longe de acontecer.
Um cone de escuridão
O eclipse total será visto onde quer que a parte mais escura da sombra da Lua – conhecida como umbra – entre em contato com a superfície da Terra.
A umbra é um cone longo e estreito que se move de oeste para leste, com seu caminho e velocidade precisos ditados pelo movimento da lua e pela curvatura e rotação do planeta.
Para este eclipse, o caminho tem aproximadamente 200 quilômetros de largura e o eclipse total durará mais para aqueles que estão mais próximos da linha central.
O caminho tem uma longa jornada antes de chegar ao Canadá.