Postado às 06h11 | 30 Out 2021
Quinta passada, 28, foi comemorado o Dia do Servidor Público. Tenho satisfação em afirmar que sou um servidor público concursado, casado, filho, neto e pai também de servidores públicos.
Parasita – De certo tempo para cá, funcionário público é sinônimo de pária. O ministro Paulo Guedes classificou o funcionalismo de “parasita”.
Verdadeira agressão e insulto gratuito aos 12 milhões de servidores do país, dito por alguém com o dever de zelar pela atividade, que permite ao estado exercer as suas funções prioritárias.
Significado– O que significam “parasitas”? São organismos vivos, que vivem em associação com outros, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência.
Essa definição seria mais própria para quem aplica a sua poupança em paraíso fiscal, por desacreditar no seu próprio país. Exemplo: ministro Paulo Guedes.
Excessos – Distorções e excessos existem em várias áreas. Porém, o servidor público federal é a maior vítima, com mais de 10 anos sem aumento, excluída a categoria militar, que para “agradar” as Forças Armadas, o ministro Paulo Guedes, aquinhoou com substancial majoração de vencimentos, ativos e inativos. Os funcionários civis ficaram a “ver navios”.
Comerciários – Hoje, 30, Dia dos Comerciários, que são aqueles que trabalham no comércio. Gerentes, balconistas, entregadores, vendedores, etc., são alguns exemplos de comerciários.
Empregos - O comércio é um dos setores que mais ofertam empregos no país. Quanto mais pessoas adquirirem produtos e serviços na própria cidade, mais estável a economia.
História – O comércio gerou importantes rotas comerciais, desde os primórdios da humanidade.
As chamadas “guerras púnicas”, entre 254 e 146 a.C, garantiram a preponderância econômica e política do Mar Mediterrâneo para o comércio.
Saudação – Honra ao mérito a todos os comerciários pelo papel que desempenham, com dedicação, neste momento difícil da pandemia.
Militares- A ideia de privatizar a Petrobras desagrada à área militar. A dúvida é como as ações da empresa sobem com esse anuncio, quando se apregoa que a empresa é um péssimo negócio.
Como se explica alguém desejar comprar um mau negócio?
Cartelizado - A entrega da empresa às mãos privadas reduziria os preços?
Observe-se- que nesse setor não há competição. É um cartel global.
Maiores empresas de gás e petróleo no mundo são estatais. Por que não são privadas?
Gestão - A eficiencia se resume a forma de gestão, quer seja pública, ou privada.
Mau exemplo – O governo privatizou a distribuição de energia e ultimamente até a Eletrobrás, como forma de aumentar a eficiência e reduzir custos para o consumidor.
Recentemente, a CGU revela o "rombo" que as distribuidoras de energia praticaram, cobrando R$ 5,2 bilhões a mais, na conta de luz.
Entre 2017 e 2020, os consumidores pagaram 5% a mais do que consumiram.
Bolso onerado? O bilionário montante de cobrança ilegal foi transferido para o bolso do consumidor.
Já aconteceu a mesma coisa em 2010 e ANEEL simplesmente perdoou a dívida.
E agora como ficarão os R$5,2 bilhões pagos a mais pelos brasileiros?
Terceira via I- O senador Rodrigo Pacheco surge como o candidato típico da terceira via, por não trazer consigo rusgas ou atritos. Poderá dialogar com todos, sem a conotação de radical.
Nenhum outro pré-candidato tem essa caracteristica política.
Terceira via II - Pesquisa não estimulada recente da “Quaest-Consultoria” revelou que 55% do eleitorado não quer nem Lula, nem Bolsonaro.
O voto seria no menos pior ou simplesmente contra um deles. Espaço aberto para a terceira via.
Terceira via III –Bolsonaro e Lula não se elegem, sem votos dos eleitores de centro, que decidirão quem será o próximo presidente.
Seja ou não da terceira via.
Terceira via IV - O fato de Rodrigo Pacheco ser menos conhecido representa uma vantagem, porque “ele chega com uma rejeição bem menor do que os outros pré-candidatos”.
Fatalmente será vítima das hordas de fanáticos e radicais, que não aceitam a realidade atual vista a olho nu e tentarão destrui-lo.
Previsão – Analistas acham que o sentimento antipetista será reativado, durante a campanha de 2022.
Gasolina - O Conselho Nacional de Política Fazendária — órgão composto por secretários de Fazenda dos estados – decidiu congelar o ICMS sobre os combustíveis por três meses, entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.
Será que estabilizará o preço gasolina, ou novos argumentos justificarão altas, como sempre acontece?