Notícias

"CPI, governo e oposição brincam com fogo" - Ney Lopes hoje, no jornal "Agora RN"

Postado às 05h13 | 25 Mai 2021

Como na época da Copa do mundo, a semana começa com as TVs ligadas para acompanhamento dos próximos capítulos da CPI da Covid.

Para hoje está previsto o depoimento da médica pediatra, Dra. Mayra Pinheiro, levada pelo então ministro Mandetta para o Ministério da Saúde, onde ocupou a área de gestão do trabalho, quando ganhou o apelido de "Capitã Cloroquina".

Acusação – A médica tornou-se- conhecida, por defender o tratamento precoce da Covid 19.

Esse tratamento é ainda muito questionado.

Inclusive, recentemente advogados, médicos e representantes da sociedade civil firmaram representação dirigida ao MP.

CRM - A controvérsia levantada é conhecer as razões pelas quais o Conselho Federal de Medicina não tomou providências contra a existência de tratamento precoce, representado pelo uso indiscriminado de remédios, sem eficácia comprovada.

Código Penal – Hoje, o Código Penal só pune fornecer medicamento em desacordo com receita médica; exercer ilegalmente a medicina, arte dentária ou farmacêutica; praticar charlatanismo, ou curandeirismo.

Futuro – O senador Omar Aziz apresentou projeto para criminalizar a prescrição de remédio sem comprovação científica para uma determinada doença.

Falta ser votado e sancionado.

Mesmo que se transforme em lei, não poderá retroagir, em prejuízo de quem tenha praticado ato antes da legislação.

Oscilações – O que se percebe é que as sucessivas crises políticas no Brasil têm como causa o próprio governo federal e os equívocos da oposição radical.

Os exemplos são a forma como se comportam certos senadores na CPI da Covid e os últimos acontecimentos, no Rio de Janeiro, protagonizados pelo presidente Bolsonaro e o general Pazuello.

Clamor – A Nação clama que a CPI, oposição e governo federal arrefeçam os ânimos.

Atualmente, além de brincarem com fogo, jogam gasolina.

Olho aberto

Enquanto isto – O que apresenta o RN  de inovador para o futuro?

O Ceará avança na sua usina de dessalinização, que implantará tecnologia avançada no abastecimento de água, com eficiência comprovada em países como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Espanha e o Estado da Califórnia, nos EUA

Auxílio - A permanência do auxílio emergencial para além de quatro parcelas está na mira do governo, porque no Nordeste é onde o presidente precisa aumentar sua base eleitoral.

Desigualdades - Países ricos têm 15% da população mundial, mas concentram 45% de todas as doses disponíveis.

Os EEUU iniciam campanha para imunizar crianças.

Chade (um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África)  não consegue sequer vacinar médicos e enfermeiros, que trabalham na linha de frente

Outra pandemia - Cientistas alertam que os vírus da gripe aviária podem provocar “pandemias desastrosas”.

Pelo menos 46 países da Europa, Ásia e África declararam surtos letais de H5N8.

Na Coreia do Sul e Japão foram sacrificadas mais de 20 milhões de aves de granja.

Curiosidade - A Câmara Municipal de Lisboa aceita que os seus funcionários se ausentem do trabalho para urgências veterinárias.

Em Portugal, existem empresas que até justificam faltas por luto. Sem dúvida, avanço na proteção aos animais.

Monarquia O rei da Espanha, Juan Carlos I, que vive em Abu Dhabi, depois de investigações judiciais pagou 4,4 milhões de euros às autoridades fiscais espanholas, para regularizar a sua situação, diante das acusações de corrupção.

 

Deixe sua Opinião