Postado às 04h17 | 23 Set 2020
A corrida pela vacina contra o novo coronavírus está sendo disputada por diversos laboratórios farmacêuticos pelo mundo. Enquanto imunizantes como a Sputnik V, da Rússia, levantam suspeitas da idoneidade do processo de desenvolvimento, há atualmente cinco vacinas que despontam como as mais promissoras, porém todas devem ser aprovadas para uso em massa apenas em 2021.
O levantamento foi realizado com base nas informações prestadas pelas empresas e nas estimativas da empresa da consultoria americana Bernstein.
Entre as vacinas mais avançadas estão algumas conhecidas entre os brasileiros, como a Sinovac, desenvolvida em laboratório chinês e que conta com acordo de fabricação no Brasil via governo do estado de São Paulo, e a vacina da AstraZeneca, aposta da Fundação Oswaldo Cruz e que também tem acordo de produção no país.
Além das duas vacinas com ligação com o Brasil, estão em estágio avançado o medicamento da Pfizer e da Moderna. Um pouco atrás, mas também com previsão de aprovação para o primeiro semestre de 2021, está a vacina da Johnson & Johnson.
Confira o status de cada uma abaixo: