Postado às 16h29 | 03 Out 2023
A Presidência do Regional Nordeste 2 expressou alegria e gratidão, por ocasião da transição do Governo Pastoral da Arquidiocese de Natal (RN).
Com espírito de comunhão, os bispos agradeceram a dom Jaime Vieira Rocha, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre.
Em nota, a Conferência Episcopal ressalta o ministério fecundo e a colaboração de dom Jaime, especialmente, nos últimos 11 anos como arcebispo.
" Que a graça divina o sustente nesta nova estação de sua existência, mantendo sempre vivo em seu coração o ímpeto de sua doação à causa do Evangelho, com criativa e renovada fidelidade" conclui a nota.
Post scriptum - O editor exalta, igualmente, a fecunda ação pastoral de dom Jaime Vieira Rocha.
Ao longo de sua vida sacerdotal, preocupou-se com o desenvolvimento da Região Nordeste e, juntamente com representantes das Universidades e outras instituições da sociedade civil, criou e presidiu o Observatório Social do Nordeste (OBSERNE).
Cursou, não obstante as atribuições de bispo, o Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde defendeu a dissertação “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no Sertão Potiguar”.
Em 2011 foi nomeado para arcebispo de Natal.
Exerceu várias Comissões da Igreja, tais como, Comissão Episcopal para Amazônia, Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família, vice-Presidente do Regional Nordeste 2, Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
Ultimamente, esteve à frente da Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB e a presidência da Comissão Especial para a “Causa dos Santos” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O reconhecimento geral é que dom Jaime Vieira Rocha coloca-se como uma referência positva na história da Igreja, especialmente nordestina.
Que Deus o acompanhe!.