Postado às 06h17 | 03 Jul 2021
Participei na Jovem Pan News Natal, de entrevista com Jeffrey Lodermeier, Cônsul dos Estados Unidos no Recife, sobre o evento “on line” de amanhã, 4 de julho, em comemoração aos 245 anos da independência americana.
A comemoração será transmitida em português, a partir das 17h, pelo canal da Embaixada no YouTube e contará com a participação de personalidades dos dois países.
II Guerra – Aproveitei a oportunidade, para lembrar ao Consul o protagonismo que teve a cidade de Natal na montagem do sistema de defesa estratégica das Forças Aliadas, durante a II Guerra Mundial.
Natal - Destaquei o fato mais importante, que foi, em 28 de janeiro de 1943, na “Rampa”, às margens do rio Potengi, bairro das Rocas, em Natal, o encontro dos Presidentes Getúlio Vargas, do Brasil e Franklin Roosevelt, dos Estados Unidos, na chamada “Conferência do Potengi”.
Acordo – Na ocasião, assinou-se o acordo da integração do Brasil às Forças Aliadas, o que foi decisivo para a vitória na II Guerra Mundial.
Nasceu em Natal, nessa Conferência, do Potengi, a Força Expedicionária Brasileira, liderada pelo general Mascarenhas de Morais, incorporada ao 5º exército americano.
Biden em Natal – Diante da inegável importância histórica de Natal e Parnamirim (à época existia apenas o município de Natal) solicitei ao Consul Jeffrey Lodermeier, que na hipótese da vinda de Biden ao Brasil, a Embaixada Americana apoiasse uma visita presidencial à Natal para inaugurar, com a presença do presidente brasileiro, monumento comemorativo dessa Conferencia, às margens do rio Potengi.
Apoio – O Consul Jeffrey Lodermeier mostrou-se entusiasmado com a ideia, que precisará igualmente do apoio dos governos e da classe política para prosperar..
Seria grandioso estímulo ao turismo potiguar, com a atração de americanos para visitas aos locais onde familiares residiram no passado.
Além disso, a mobilização da mídia global daria visibilidade ao nosso Estado do RN, com repercussões economicas e sociais positivas.
Nos Estados Unidos existem inúmeras fundações e instituições privadas, que estuam e cultuam fatos ligados a II Guerra Mundial e que certamente se interessariam em investir no RN, tanto em atrações que recordem episódios da guerra, quanrto em pesquisas e estudos.
Essas instituições podem ser contactadas, desde já.
Caberia a imediata mobilização do Estado do RN, com a liderança do governo estadual e a Prefeitura de Natal, para elaboração de um convite formal dirigido ao Presidente Joe Biden, sugerindo a sua visita ao local mundialmente conhecido como "Trampolim da Vitória" e a cidade onde viveram milhares de norte-americanos, durante o segundo conflito mundial.
Na oportunidade da visita, Biden acompanhado do presidente brasileiro, inauguraria no espaço onde se realizou a "Conferencia do Potengi ", o "Memorial da Vitória" marco comemorativo desse feito histórico, que compartilharia as históricas tradições do Brasil e Estados Unidos.
Mais uma vez, está plantada a sugestão!
Foco – O presidente da Câmara Arthur Lira quer tirar a CPI da Covid do foco da imprensa. Colocará em votação a reforma da legislação eleitoral, o projeto que acaba com os supersalários, a reforma fundiária e até a administrativa.
Lição- Os exageros da CPI chegaram a tal ponto, que o vice-presidente, general Mourão, de formação militar, aconselhou: “acho que tem uma turma que nunca prendeu ninguém e está doida para prender.
Qualquer coisa é ‘vou mandar prender’, não é assim né. As coisas não funcionam desse jeito”.
Camarão – Há um eleitorado, chamado de suculento camarão empanado, que não deseja Bolsonaro, nem Lula.
Porém, se não encontrar uma “cabeça”, o crustáceo morrerá na beira da praia.
Muitos empregos – A agropecuária atinge o melhor índice de oferta de empregos, desde 2011.
Em abril, abriu 11.145 novas vagas, mais do que o triplo do observado em março.
TSE - Há advogados estudando ações junto ao TSE, por considerarem as manifestações públicas do presidente Bolsonaro, campanha fora de época.
O TCU recebeu consulta, se os gastos devem ser ressarcidos.
Cingapura – O pais recebeu 19 milhões de turistas em 2019. Foi reduzido para 2 milhões. Tentativa de solução é a instalação no aeroporto da cidade, do primeiro hotel “totalmente livre da Covid-19”, destinado a viajantes de negócios.
A diária custa US$ 384 e inclui três refeições