Notícias

As piadas do Papa Francisco

Postado às 15h02 | 28 Fev 2025

Ney Lopes

O jornal New York Times publicou depoimento do Papa Francisco, no qual ele menciona anedotas e piadas “papais”.  O Papa confessou que os padres, tendem a gostar de humor e até têm um estoque razoável de piadas e histórias divertidas, que muitas vezes são boas de contar, além deles próprios serem o objeto delas.

Diz ainda Francisco que às vezes, infelizmente, nos deparamos com padres amargos e tristes, mais autoritários do que autoritários, mais como velhos solteiros do que casados ​​com a igreja, mais como oficiais do que pastores, mais arrogantes do que alegres, e isso também certamente não é bom.

Humor

João XXIII, que era bem conhecido por seu humor, durante um discurso disse, mais ou menos: “Muitas vezes acontece à noite que eu começo a pensar sobre uma série de problemas sérios. Então, tomo uma decisão corajosa e determinada de ir de manhã falar com o papa. Então, acordo todo suado... e lembro que o papa sou eu. ”

E João Paulo II era bem parecido. Nas sessões preliminares de um conclave, quando ele ainda era o Cardeal Wojtyła, um cardeal mais velho e bastante severo foi repreendê-lo porque ele esquiava, escalava montanhas, andava de bicicleta e nadava. A história é mais ou menos assim: "Não acho que essas sejam atividades adequadas ao seu papel", sugeriu o cardeal. Ao que o futuro papa respondeu: "Mas você sabia que na Polônia essas são atividades praticadas por pelo menos 50% dos cardeais?" Na Polônia, na época, havia apenas dois cardeais.

Jesuítas

Piadas sobre e contadas por jesuítas são únicas, comparáveis ​​talvez apenas àquelas sobre os carabinieri na Itália, ou sobre mães judias no humor iídiche.

Quanto ao perigo do narcisismo, a ser evitado com doses apropriadas de auto ironia, lembro-me daquele sobre o jesuíta um tanto vaidoso que tinha um problema cardíaco e teve que ser tratado em um hospital. Antes de entrar na sala de cirurgia, ele pergunta a Deus: “Senhor, chegou a minha hora? ”

“Não, você viverá pelo menos mais 40 anos”, responde Deus. Após a operação, ele decide aproveitar ao máximo e faz um transplante capilar, um lifting facial, lipoaspiração, sobrancelhas, dentes… enfim, ele sai de lá um homem mudado. Bem na saída do hospital, ele é atropelado por um carro e morre. Assim que ele aparece na presença de Deus, ele protesta: “Senhor, mas você me disse que eu viveria mais 40 anos! ” “Opa, desculpe! ”, responde Deus. “Eu não te reconheci. ”

Hoje na história

1858 — É inaugurada a segunda ferrovia brasileira, entre Recife e São Francisco.

1885 — Os primeiros japoneses se instalam no Havaí.

1895 — Invenção do voleibol por William George Morgan nos Estados Unidos.

1900 — A Taça Davis é criada.

1915 — Primeira Guerra Mundial: É encerrado o Canal do Suez a todos os navios de países neutrais.

1917 — Primeira Guerra Mundial: A Alemanha dá início à guerra submarina.

1928 — O general nicaraguense Augusto César Sandino empreende uma ofensiva contra as tropas dos Estados Unidos que ocupam a Nicarágua.

1939 — Osvaldo Aranha, chanceler do Brasil, desembarca em Nova York (EUA) para uma entrevista com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt.

1942 — Segunda Guerra Mundial: Líderes militares dos Estados Unidos realizam sua primeira reunião formal para discutir a estratégia estadunidense.

1963 — Primeiro voo do Boeing 727.

1964 — Os Beatles fazem a sua primeira aparição na televisão americana no The Ed Sullivan Show. Foi a maior audiência na época, 73 milhões de televisores ligados, superado apenas pela ida do homem à Lua.

1969 — O Boeing 747 faz o primeiro voo comercial.

1971 — Apollo 14 retorna à Terra após o terceiro pouso humano na Lua.

1986 — Última aparição do Cometa Halley no Sistema Solar interno.

1996 — Criação do elemento químico Copernício.

2022 — Concluída a transposição do rio São Francisco.

Em 1967, a lei de imprensa é sancionada e impõe a censura prévia com agentes presentes em todas as redações, emissoras de rádio e televisão.

Em 1994, Nelson Mandela assume como o primeiro presidente negro da África do sul.

Em 2004, o navegador de internet Mozilla Foundation altera seu nome para mozilla firefox.

(Artigo publicado no dia 7 de fevereiro nos jornais Tribuna do Norte em Natal e Jornal de Fato, em Mossoró)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe sua Opinião