Postado às 05h09 | 01 Set 2020
Painel
A possibilidade de a situação no Rio de Janeiro desandar de vez, com eventual impeachment de Wilson Witzel e também do vice, Claudio Castro (que hoje não sofre processo), fez surgir um nome surpreendente para assumir o governo do Estado: Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.
Pela hipótese que vem sendo desenhada, Witzel e Castro seriam afastados pela Assembleia Legislativa em 2021 —e a eleição para novo governador seria indireta.
Os deputados estaduais então elegeriam Maia para o cargo. O mandato dele na presidência da Câmara termina em fevereiro de 2021.
A ideia poderia ter apoio de seguidores de Maia, que, ao sair da presidência da Câmara, assumiria em seguida um cargo de destaque político equivalente.
De acordo com articuladores que acalentam a hipótese, ela deixaria os bolsonaristas felizes, pois poderiam articular com maior tranquilidade a sucessão do atual presidente da Câmara.
Há uma crença de que o nome de Maia seria bem aceito pela opinião pública do Rio, que vive uma sucessão de administrações estaduais avaliadas como desastrosas.