Notícias

Após 4 meses, Nova York registra primeiro dia sem mortes de Covid-19

Postado às 04h32 | 13 Jul 2020

Guga Chacra

Ninguém morreu de Covid-19 na cidade de Nova York no sábado. Foi o primeiro dia sem registro de novas mortes em quatro meses. No Estado, foram cinco mortes. Para se ter uma ideia, chegaram a morrer cerca de 800 pessoas por dia em meados de abril. Uma gigantesca evolução.

Lembro de, há três meses, estarmos em pânico aqui. Ouvíamos o tempo todo o barulho das sirenes das ambulâncias. Havia mais ligações diárias para o 911 (número de emergência) do que no dia dos atentados de 11 de Setembro. Um navio hospital atracava no Chelsea (píer em Manhattan). Um hospital de campanha era montado no Central Park. Corpos de vítimas eram armazenados em caminhões frigoríficos porque não era possível enterrar ou cremar todos.

Eu e minha família não saímos de casa por semanas — apenas um dia a cada dez, fazíamos compras no supermercado. Com a exceção dos trabalhadores essenciais, a imensa maioria da população fazia o mesmo. Quem pôde viajou para outros lugares. Ao todo, mais de 30 mil pessoas morreram. Foi o lugar mais atingido do mundo nesta pandemia, junto com a Lombardia.

Vamos torcer para que esta tendência permaneça em Nova York, que vem reabrindo a economia com enorme cautela para não fracassar como Estados que iniciaram a reabertura antes da hora, como a Flórida, Arizona, Califórnia e Texas. Pelo que tenho observado, infelizmente, muitos estados do Brasil estão agindo da mesma forma equivocada que a Flórida, em vez de seguir o exemplo de Nova York.

Deixe sua Opinião