Postado às 16h29 | 21 Out 2024
Volkswagen avalia fechar fábricas na Alemanha pela primeira vez em sua história
Ney Lopes
“Um “terremoto” na Volkswagen” (The Guardian).
A mídia global tem abordado assim a atual crise econômica da “Volkswagen”, a empresa símbolo da Alemanha.
Com 87 anos de existência, a Volks foi fundada sob a direção do governo nazista e impulsionada pelo sonho de produzir um “carro do povo” de baixo custo.
“Uma crise na VW … é considerada uma crise para a Alemanha”.
A Volkswagen apresenta crescentes problems financeiros, com agravamento em suas operações globais de fabricação.
A gigante automotiva enfrenta queda nas vendas de veículos elétricos, subutilização da fábrica e ameaças tarifárias da China.
O escândalo de emissões de 2015, onde a Volkswagen foi pega trapaceando em testes de emissões de diesel, prejudicou a sua reputação.
A consequência levou a multas pesadas, taxas legais e perda de confiança do consumidor.
Por outro lado, a produção global de veículos passou por uma grande mudança, com a China assumindo a liderança como principal fabricante de automóveis do mundo e reduzindo o tamanho da Europa, Japão, Coreia do Sul e América do Norte.
A VW emprega quase 700.000 funcionários, que desfrutam de condições de trabalho seguras, negociadas na década de 1990.
Entretanto, a crise põe em risco a manutenção dessas garantias.
A VW que é também controladora da Audi e da Skoda, entre outras marcas, está tentando economizar € 10 bilhões depois que medidas como congelamento de contratações e demissões de trabalhadores temporários provaram não ser suficientes.
A notícia é que a empresa avalia fechar fábricas na Alemanha pela primeira vez em sua história.
Pretende dissolver o seu acordo de proteção ao emprego de 30 anos.
O cenário se agrava, considerando que a empresa teve que pagar 830 milhões de euros de indenização para centenas de milhares de clientes, após ser condenada em processo judicial.
O grupo precisa economizar mais de R$ 60 bilhões, até 2026 e nos próximos dois anos, o equivalente a dez vezes seu lucro atual.
Em 2023, da capacidade instalada para 14 milhões de veículos, a Volks produziu apenas nove milhões de unidades.
Na Alemanha, vive a metade dos 650 mil empregados.
Logo, caso a empresa venha a falir, o primeiro impacto será desse país.
A possibilidade do fechamento de fábricas, que não ocorre há quase 90 ano, liga um alerta no Brasil.
Esperar para ver é o presságio para o futuro da Volks.
1807 – Acordo secreto com Londres prevê mudança da Corte portuguesa para o Brasil.
1912 – Início da Guerra do Contestado (conflito armado que teve como beligerantes posseiros e pequenos proprietários de terras contra os governos dos estados de Santa Catarina e Paraná,)
1938 – A primeira cópia xerográfica é feita, nos Estados Unidos.
1954 – A Alemanha Ocidental passa a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
1964 – O escritor e filósofo Jean-Paul Sartre é eleito para receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas declina.
1969 – É reaberto o Congresso Nacional do Brasil, que havia sido fechado dez meses depois da publicação do Ato Institucional Número Cinco (AI-5).
1989 – Alain Prost é tricampeão mundial de Fórmula 1.
2009 – Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft.
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