Postado às 16h51 | 08 Jul 2020
Ney Lopes
O Uruguai é o pais, cuja ação responsável do governo, com o apoio da população, vem obtendo excelentes resultados no combate a pandemia. O novo presidente Luis Alberto Lacalle Pou assumiu o comando do país em 1° de março. O sucesso, segundo analistas, foi a liderança do seu governo, em parceria com as cidades.
Observe-se que no Uruguai o sistema constitucional é igual ao brasileiro e a competência de gerir a saúde pública é “concorrente”, ou seja, da União, dos Estados e dos municípios. No caso brasileiro, o STF apenas incluiu os Estados e Municípios, mas não excluiu a União federal.
Logo após o surgimento da catástrofe, os uruguaios declararam emergência de saúde, suspensas as aulas e fechadas fronteiras. O país é favorecido com a baixa densidade populacional e sem grandes aglomerados urbanos. O governo logo criou o “Fundo Coronavírus”, através do corte de 20% dos salários do presidente, de ministros, legisladores e outros funcionários do setor público.
A estratégia foi conscientizar a população, distanciamento social, cancelamento de grandes eventos e restrições de viagens internacionais. 90% dos uruguaios acataram a recomendação de ficar em casa. Com o Presidente a frente foi montada rede de testes de diagnóstico e "plataforma sólida" para o atendimento hospitalar. Politicamente, houve a união de todos os partidos políticos, em “pacto “ nacional.
A taxa de recuperação é 81%. E 86% dos recuperados foram recuperados em casa. Apenas 14% tiveram que ser internados. Apenas 2.7% foi a óbito.
O sistema de saúde é mantido com o desconto entre 6% e 7% dos salários dos trabalhadores e inclui assistências aos desempregados. A assistência foi reforçada com a telemedicina e capacitação do pessoal da saúde, em parceria com seus sindicatos.
O impressionante é que o Presidente da República ainda considera o vírus desafiante, perigoso e mantém o estado permanente de alerta.
Obedece à risca as orientações da OMS.
A abertura segue gradual, para evitar reinfecções.
Sem dúvida, o Uruguai é um exemplo, não apenas para América do Sul, mas para o mundo.