Notícias

Análise: "Países com menos casos na pandemia"

Postado às 16h43 | 19 Ago 2020

Ney Lopes

Circulando no mundo, o Covid 19 já infectou mais de 23 milhões de pessoas e causou a morte de pelo menos 800 mil.

Empresa alemã listou, em cada um dos continentes, os países com menor número de casos. Na África, a Tunísia tomou medidas duras e implementou o rastreamento de contágio, quando ainda não haviam 100 casos. 

O Marrocos montou forte esquema de contenção, sobretudo para imigrantes que tentavam voltar da Espanha. 

O Chade, no centro da África, para uma população de 1,8 milhão de habitantes, menos de mil casos registrados.

Nas Américas, o destaque é para Uruguai (menos de mil casos), República Dominicana (menos de 30 casos) e Barbados (cerca de 110 casos), no Caribe.

A Ásia é o único continente onde países com dezenas de milhões de pessoas estão no topo dos que melhor controlaram a doença. Camboja e Tailândia agiram rápido e conseguiram brecar o vírus. Até início de agosto, o Camboja registrou 110 casos e nenhuma morte.

Por sua vez, a Tailândia teve 3,5 mil infectados e menos de 10 vítimas fatais. O Japão, com 126 milhões de habitantes, teve trajetória diferente. O país registrou mais de 17 mil casos confirmados, menos de mil mortes.

Na Europa, Itália, Espanha e França, foram violentamente atingidos pela pandemia. Montenegro, foi o primeiro país do continente a se declarar livre da infecção, com menos de 10 mortes. A Croácia conseguiu, com medidas restritivas, controlar e teve menos de 102 mortes.

A Islândia com 364 mil habitantes registrou 10 mortes, até final de julho.

O continente da Oceania obteve bons resultados, com destaques para Fiji, Nova Zelândia e Austrália. A Austrália passou por longa quarentena e consegue controlar a doença, que não chegou a 10 mil infectados.

Os resultados mostram que existiram meios sanitários de controle.

Apenas, alguns países falharam na prevenção.

Outros, preferiram negar o gravíssimo risco à saúde pública, que atinge o planeta.

 

Deixe sua Opinião