Notícias

Análise: "O que é BRICS presidido por Dilma Rousseff"

Postado às 07h01 | 27 Mar 2023

Ney Lopes

A ex-presidente Dilma Rousseff já assumiu a presidência do BRICS, onde permanecerá até 2025.

O chamado “Banco do BRICS", foi criado em julho de 2014, durante a VI Conferência de Cúpula dos BRICS, em Fortaleza no Brasil. A sede fica em Xangai, China.

Afinal, o que é BRICS?

O acrônimo Bric — Brasil, Rússia, Índia e China — é um conceito criado em 2001 por Jim O'Neill, economista-chefe do Goldman Sachs, banco privado americano de investimentos internacionais, que afirmou que esses cinco países juntos poderiam superar as seis maiores economias ocidentais no mundo, em um período de 30 anos.

O'Neill admitiu à possibilidade dos países superarem as economias das seis nações mais ricas do mundo (G6), Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália, a partir de 2050.

Até 2006, os países do BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles.

Tudo mudou a partir de setembro de 2006, quando foi dado o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente.  

Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS.

O propósito do Banco é não  envolver-se em questões de ordem de política e segurança internacionais, cujo local adequado é o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Portanto, o BRICS não compete comn organizações como  o G20 ou Otan.

A sua atuação consiste em fomento de parcerias internacionais, visando  maior participação de países emergentes.

A partir de 2016, o banco começou um processo de ampliação de seus membros.

Atualmente, além do Brics, também fazem parte da instituição os Emirados Árabes Unidos, Bangladesh e Egito. Está em análise a adesão do Uruguai, Argentina e Chile.

O grupo não é uma organização internacional, mas  um fórum de coordenação de políticas e de temas de interesse mútuo, tais como, cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.

Hoje o grupo representa 26% do PIB global, 20% do comércio internacional e concentra cerca de 42% da população mundial.

BRICS é uma tentativa de  melhor distribuição do poder econômico na escala global, capaz de reequilibrar as forças da ordem mundial, anteriormente conduzida por  potências, como os Estados Unidos, os países da União Europeia e o Japão.

O banco dos Brics atua na concessão de empréstimos (operações de crédito externo) para seus membros nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em projetos de interesse público.

Tal atuação é semelhante à realizada pelo Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por exemplo.

Todos os membros do Brics são integrantes do G20, que foi criado no ano de 1999, em decorrência da crise financeira do México (1994), dos Tigres Asiáticos (1997) e da Rússia (1998). O G20 corresponde a 90% do PIB global, 80% do comércio internacional e a 2/3 da população mundial.

O peso econômico dos BRICS é considerável.

Vê-se que é de suma importância para a economia global a ação do BRICS.

Espera-se que sendo uma brasileira, a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente atual, o Brasil possa melhor articular-se e os estados e municípios obterem recursos, sobretudo para programas de infraestrutura urbana.

 

Deixe sua Opinião