Postado às 06h09 | 19 Jul 2021
Ney Lopes
O “The Economist”, publicação inglesa de notícias e assuntos internacionais, fundada em 1843, publicou a pesquisa “The World in 2021”, que apresenta as principais tendências para um mundo pós-pandemia.
Vejamos.
Educação off-line e online – métodos usados nas instituições de ensino.
O avanço da Telemedicina – dará apoio definitivo à medicina tradicional.
Menos gastos, mais poupança – atenção às próprias finanças, poupando muito mais que o esperado.
E-commerce, muito e-commerce – mesmo com lojas físicas abrindo, grande parte das vendas será on line.
O câmbio climático será prioritário - A mudança climática passa a ser um assunto muito sensível e valorizado.
O fim das fake News – novos modelos de informação ajudarão as pessoas receberem um conteúdo mais confiável.
Saúde mental e isolamento – o novo modelo de vida reduzirá as situações de agressividade, solidão e angústias.
Empreendimentos sociais serão prioridades – surgirá o empreendedor social, buscando soluções para áreas da educação, saúde, segurança, política e distribuição de renda.
Natural e saudável – surgirá a era do consumo consciente. Conhecimento dos produtos, os processos de confecção e as marcas, antes de consumi-los.
O renascimento pessoal - as pessoas passarão a repensar seu trabalho, saúde, dinheiro, aquisições, relações e objetivos espirituais, com muito mais frequência.
Trabalho remoto para sempre - o home-office veio para ficar. Porém, existirão os escritórios e espaços de trabalho como lugares mais divertidos e de conexões pessoais.
Viagens de negócio: somente o indispensável - As viagens de negócio, assim como as grandes convenções, congressos e reuniões com muitas pessoas diminuirão 50%. Prevalecerão as ferramentas digitais.
Casas escritórios - Poder trabalhar de casa ou de qualquer lugar será prioridade para as pessoas, principalmente ao avaliar as propostas de trabalho.
Mercado de trabalho global – as distâncias vão desaparecer. Não haverá diferença entre contratar colaboradores locais ou estrangeiros, com busca de mão de obra qualificada.
Serviço por assinatura - Quase tudo o que é virtual vai tornar-se em formato de assinatura. Serviços de academia, arte, cinema e entretenimento chegarão aos lares por meio da realidade virtual.
Surgirão novas tecnologias - as previsões da revista The Economist, são de que as empresas que não investirem pelo menos 10% em novas tecnologias irão desaparecer.
O turismo volta fortalecido - o turismo de entretenimento voltará fortalecido. Nas viagens, as pessoas vão valorizar a natureza e experiências reais mais do que nunca.
A inteligência artificial - As operações mais simples e as forças de trabalho básico serão drasticamente reduzidas.
É hora de redesenhar o futuro das profissões.
Ninguém se engane: essas tendências serão irreversíveis.