Notícias

Análise: "O novo mundo das profissões"

Postado às 09h18 | 19 Jun 2020

Ney Lopes

A maior angustia no mercado de trabalho é saber o que acontecerá com as profissões, após a pandemia. O mundo irá mudar. A “Heach Recursos Humanos”, empresa multinacional, analisou o tema. A seguir os analistas pontuaram o “impacto” em algumas profissões.

 A primeira regra é sair na frente, inovar e fazer ajustes. Trabalhar em casa será rotina.

Para isso, os arquitetos trabalharão na montagem de ambientes saudáveis, com iluminação adequada e ergonomia, computador, wi-fi, celular e, sobretudo, um “mindset” (adaptar a mente para pensamentos, comportamentos e novas atitudes) que facilite a organização das tarefas. Além disso, a arquitetura terá preocupação com o ecológico, biossegurança doméstica e urbana, e o bem-estar que o ambiente proporcione.

“Profissionais da saúde” trabalharão com telemedicina para diagnosticar e monitorar pacientes, sem irem até o hospital.

“Professores” atuarão nas redes sociais, blogs e canais de informações como Youtube, Podcast (arquivo digital de áudio). Advogados” usarão aplicativos para reunião, petição, acordos e rotinas legais, inclusive audiências.

”Artistas” evitarão aglomerações e montarão plataformas digitais de criações para conhecimento dos clientes e cuidado especial com o comércio eletrônico.

“Vendedores” domínio das ferramentas de comunicação, comércio eletrônico e atendimento personalizado.

”Personal trainers e academias” se adaptarão às aulas “on line”, coletivas e individuais, monitoramento físico (uso e consumo de calorias e índices de saúde) para avaliar o progresso físico do usuário.

”Chefs de cozinha” atenderão grandes exigências da clientela, que terá foco muito maior na saúde, sistema imunológico e comida saudável.

O grande desafio será para os “comunicadores”, cuja atuação se concentrará no marketing digital e remoto, destinado às pessoas em casa e não mais no comércio ou na loja. Pelas análises da “Heach Recursos Humanos”, após a pandemia, em matéria de trabalho e profissões, surgirá realmente um “novo mundo”.

Aguardemos!

 

Deixe sua Opinião