Notícias

Análise: "Futuro de Natal: com a palavra o eleitor (II)

Postado às 06h45 | 14 Nov 2020

O que é Plano Diretor

Ney Lopes

O vereador Ney Lopes Jr, candidato à reeleição, na entrevista concedida ao jornal “Agora RN” destacou temas essenciais para o futuro Plano Diretor de Natal, que será a missão mais importante da nova Câmara Municipal de Natal, a ser eleita.

A seguir o vereador Ney Lopes Jr destaca inicialmente o verdadeiro papel constitucional do vereador, que não é para apresentar requerimentos sem sentido, conceder títulos de cidadania e prestar homenagens. Este é um ponto fundamental para o eleitor entender e no futuro exigir prestação de contas daquele em quem votou.

O vereador é para fazer leis e fiscalizar atos do executivo. Além disso, o vereador deve receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações para orientar o seu trabalho legislativo.

Na abordagem do futuro Plano Diretor Ney Lopes Jr analisa as necessidades da zona norte de Natal, que enfrenta sérios déficit habitacional. A zona norte será exemplo Natal. Para enfrentar o déficit habitacional já tenho pronta a proposta a ser inserida no Plano Diretor, que aumentará o número de “ Zonas Especiais de Interesse Social”, destinadas à construção de moradia para famílias de baixa renda, em várias áreas da cidade. 

O objetivo será dar   moradia digna para a população da baixa renda, por intermédio de melhorias urbanísticas, recuperação ambiental e regularização fundiária de assentamentos precários e irregulares, bem como novas habitações. Com relação ao meio ambiente, ambiente deverá ser preservado custe o que custar, com regras racionais, a exemplo do que acontece no resto do mundo.

Um dos meios será definir no Plano Diretor Zonas Especiais de Proteção Ambiental, para a construção de novos parques públicos.

Em relação à cultura Natal precisa dispor de área demarcada (“Território Cultural”), que concentre um grande número de espaços culturais (zonas especiais de preservação cultural), cujo objetivo é resguardar locais com importância para a cultura da cidade, incentivando artistas, artesãos, intelectuais e preservando a memória da cidade.

 

Deixe sua Opinião