Notícias

Análise: "E agora, qual o futuro do PSDB?"

Postado às 07h08 | 04 Jul 2020

Ney Lopes

Os últimos fatos envolvendo o senador José Serra e a sua filha atingem em cheio o PSDB, que se torna “mais um” na vala comum das suspeitas de corrupção.

Fundado em 1988, o Partido é dissidência do PMDB. Governou o país de 1995 a 2002, com FHC. Depois, continuou nas disputas nacionais, sempre amargando derrotas em eleições presidenciais para o PT, seu maior adversário.

Os tucanos participaram do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e foram aliados de primeira hora de Michel Temer, embora quando constatado o desgaste do peemedebista, logo tiraram o corpo fora. Serra, além de fundador, coloca-se como uma das principais lideranças partidárias, ao lado de FHC, Perillo, Azeredo e Alkmin. Outro era Aécio, já fora do cenário político, pelos fatos notórios.

Segundo a jornalista Bela Megale, desde 2016 Serra sabia da possibilidade de ser alcançado pela Lava Jato. Chegou a pedir aos delatores da Odebrecht, que o poupassem, em encontro ocorrido na casa de funcionário do senador, em uma comunidade, em São Paulo.

“A conversa foi difícil. Serra chorou, desesperou-se, e suplicou para que o executivo o poupasse. Aos prantos, o tucano disse que sua vida estaria acabada. Não teve jeito” – relata a jornalista.

Atualmente, resta ao PSDB o governador João Dória, que não tem o mesmo perfil dos fundadores do partido. Chegou muito depois e até já se confrontou com FHC, hoje o pilar ético, que sobrou para os tucanos. A candidatura de Doria à sucessão presidencial, se torna mais complicada,

A avaliação dominante é de que as acusações são graves e colocam Serra numa posição difícil juridicamente, com estrago irremediável. Isso afeta o PSDB como um todo e de resto o PT e outros partidos, que já foram dizimados.

O grupo histórico do tucanato, certamente continuará apostando no governador gaúcho, Eduardo Leite, como herdeiro do capital político dos fundadores da sigla.

Diante dessas alternativas, ainda persiste a dúvida: e a agora, qual será o futuro do PSBD?

 

 

Deixe sua Opinião