Notícias

Análise: "Covid três vezes mais mortal do que a gripe"

Postado às 16h42 | 18 Dez 2020

Ney Lopes

A revista cientifica “The Lancet Respiratory Medicine” publicou hoje, 18, estudo no qual está comprovado que a Covid19 é quase três vezes mais mortal, do que a gripe normal. Os pesquisadores compararam os dados de 89.530 pacientes franceses hospitalizados com o vírus em março e abril deste ano, com os de 45.819 pacientes hospitalizados com influenza sazonal  (gripe) entre dezembro de 2018 e o final de fevereiro de 2019.

A conclusão foi que cerca de 16,9 por cento dos pacientes da Covid-19 morreram durante o período do estudo - que ocorreu durante uma primeira onda devastadora em toda a Europa, quando os médicos tinham poucas terapias para as pessoas gravemente doentes.

Em comparação, registaram apenas uma taxa de mortalidade de 5,8% entre os doentes internados com gripe normal. Os investigadores descobriram que mais pacientes com Covid-19 precisavam de cuidados intensivos - 16,3% em comparação com 10,8% para influenza - enquanto a permanência média nos cuidados intensivos foi de quase o dobro (15 dias em comparação com 8 dias).

Quando comparada com a gripe normal, a Covid-19 estava associada a maior risco de lesão renal aguda, choque séptico grave, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral, arritmias e morte cardíaca súbita, uso de ventilador mecânico e admissão à terapia intensiva, entre outros problemas.

Além disso, nove em cada 100 doentes com Covid-19 desenvolveu diabetes pela primeira vez durante o período em que estiveram doentes.

A pesquisa comprova a gravidade da pandemia, ao contrário do que é pregado por alguns governos, inclusive o do Brasil.

 

Deixe sua Opinião