Análise: "Corrida olímpica na pandemia"
Postado às 17h26 | 24 Jun 2020
Ney Lopes
O mundo assiste duas corridas olímpicas sem precedentes: uma, pela descoberta da vacina para covid-19 e outra pela recuperação da economia mundial. Hoje, 24, a mídia divulgou informações sobre ambas. Alemanha, França e Holanda fecharam um acordo para 400 milhões de doses da vacina experimental de Oxford.
Essa vacina é um dos mais avançados experimentos científicos contra o coronavírus no mundo. Trata-se de versão mais branda de um vírus, que causa gripe em chipanzés. A tentativa dos cientistas é proceder modificações genéticas, que impeçam a propagação entre humanos. Caso obtenham sucesso o sistema imunológico do corpo humano criará defesa contra o coronavírus. Paralelo às pesquisas de Oxford, outra corrida olímpica.
Uma empresa, com sede em Pequim possui experiência na produção de vacina contra febre aftosa, hepatite e gripe aviária e já conseguiu criar uma vacina, que impede o contágio de macaco com covid-19. Falta a confirmação em humanos.
Segundo a OMS existem mais de 130 estudos de vacinas em marcha. A corrida pela busca do tempo perdido na economia, teve hoje notícia pessimista. Avaliação do FMI prevê impacto mais grave da pandemia e recuperação mais lenta. A economia mundial se contrairá este ano 4,9%.
O FMI em abril havia estimado retração de 3%. O crescimento previsto de 5,4% em 2021 é quase meio ponto a menos do que a previsão anterior. A dramática paralisação da atividade econômica atingiu catastroficamente os empregos.
A OIT calcula perda global de 130 milhões de empregos de período integral. O FMI faz prognóstico mais otimista, condicionando, entretanto, ao avanço na descoberta de vacinas e e tratamentos, o que possibilitará retomada mais rápida da economia.
Em suma: o mundo está numa “gangorra”, cuja característica é que, quando uma extremidade toca o chão, a outra chega ao alto. Nesse quadro instável, prosseguem as duas “corridas olímpicas”, em busca da vacina e de melhorias na economia.
Aguarda-se o “grito” de vitória dos corredores nessas maratonas.