Postado às 07h48 | 13 Abr 2025
O presidente Javier Milei e o ministro Luis Caputo durante uma reunião recente com a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, na sede da organização em Washington.
Ney Lopes
A Argentina, após atravessar sérias cries políticas e econômicas, continua a enfrentar desafios como a eliminação de subsídios e a demissão de funcionários públicos.
No entanto, a pobreza recuou e o país teve um segundo semestre de 2024 mais positivo.
O maior desgaste se concentra na eliminação de subsídios para serviços básicos, como luz, água e transportes públicos; demissão de milhares de funcionários públicos; diminuição do reajuste de salários, aposentadorias e pensões; congelamento de obras públicas; desestatização e privatização de empresas estatais; "choque econômico" no primeiro semestre de 2024, que fez o PIB argentino cair 1,7% em relação a 2023.
Por outro lado, a pobreza recuou em 2024; terceiro trimestre de 2024, a atividade econômica avançou 4,3%; quarto trimestre de 2024, a atividade econômica avançou 1,4%; e a economia do país teve um segundo semestre mais positivo.
Algumas das medidas do governo argentino incluem abertura da economia para mais exportações e importações e a eliminação de uma lei que limitava os aumentos de preços em produtos da cesta básica
O peso se fortaleceu no país e o real caiu no Brasil. Isso faz com que o paraíso do baixo custo de vida tenha desaparecido.
Uma onda de brasileiros deixa a Argentina, porque é "inviável" para eles a permanência no país.
A moeda argentina caiu em 54%, com o objetivo de baixar a inflação que chegou a 211%.
No momento, o grande enigma para a economia argentina é que, enquanto o peso se fortalecia ao ser desvalorizado abaixo da inflação, o dólar oficial ficou atrasado em relação ao custo de vida, perdendo grande parte da sua capacidade de compra.
Como resultado, surgiu um novo fenômeno para os argentinos: a inflação em dólares, que chegou a 70% e vem encarecendo os alimentos.
O país está entre os que propuseram reduzir tarifas e barreiras não tarifárias em linha com a estratégia de reciprocidade promovida pelo governo Trump.
Argentina, juntamente com a Índia, o Vietnã e Israel, expressaram sua disposição de apoiar a política dos Estados Unidos, relaxando suas próprias restrições comerciais
Nota-se que Milei quer tirar vantagem do bom relacionamento que tem com Trump.
Com certeza só terá sucesso, caso os Estados Unidos saíam ganhando.
A lógica egoísta de Trump é inflexível.
Só cede se ganhar alguma coisa.
+ Circula a informação (não confirmada), de que o Supermercado Nordestão foi vendido ao grupo Matheus, do Ceará. Em 47 anos de atuação, o Nordextão é o 1º lugar em vendas por check-out; 64,7% do mercado varejista de Natal/RN) e o 1º lugar do Nordeste em volumes de venda.
+ O Instituto de Oftalmologia Professor Dr. Marco Rey, que funciona em Natal, atingiu um nível superior de “excelência”. Dispõe de centro cirúrgico e hospitalar, equipados com tecnologia de última geração, capazes de fornecer total segurança e comodidade em procedimentos médicos. O autor do texto comprovou, em recente cirurgia ocular realizada no Instituto. A clientela é de todo o país.
+ A nova “mania” do presidente Trump é aumentar a pressão da água nos chuveiros americanos. Ele criticou que, devido à pressão baixa, ele não conseguia tomar banho como queria. Nesta quinta-feira, mesmo diante da intensa crise econômica, ele cumpriu sua promessa e declarou, que agora “tomaria banho cuidando do seu lindo cabelo”. Uma tragicomédia encenada por um presidente americano.!!!!
+ Mudar o PL da anistia - Essa seria uma forma de diminuir resistências a aprovação do projeto. A mudança se limitaria a punir quem tenha depredado dolosamente as sedes dos três Poderes. O líder do PL informou que já obteve as 257 assinaturas de deputados federais necessárias para apresentar um requerimento de urgência.
+ Agiu corretamente a governadora Fátima Bezerra ao prestar toda a assistência ao ex-presidente Bolsonaro, recentemente hospitalizado em Natal. Comportamento republicano.
1849 — Hungria se torna uma república.
1941 — Assinado o Pacto de Neutralidade entre a União Soviética e o Japão.
1960 — Os Estados Unidos lançam o Transit 1-B, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo.
1964 — No Oscar, Sidney Poitier se torna o primeiro afro-americano a ganhar o prêmio de Melhor Ator pelo filme de 1963 Lilies of the Field.
1987 — Portugal e China assinam a “Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau”, acordo para devolver Macau em 1999 à China.